Get Jinxed de motivação!

Nada, nem bala, abala a Jinx.

Uma Causa Perdida

Sabe quando, em algum momento de nossas vidas, viramos para trás ou mesmo para frente, para o futuro, e nos parece faltar forças ou capacidades de ir adiante? Se você já se sentiu assim, parabéns, você é humano. Se você quis sair dessa e sair melhor do que entrou, parabéns, este artigo é para você.

Pela maior parte de minha vida, tive um grande dilema sobre motivação. Lembro bem de responder “eu não tenho motivação, para de encher o saco!” quando alguém vinha até mim querendo forçar que todo mundo precisa de um motivo. Na verdade, acho que eu nunca tinha entendido bem a pergunta, ou talvez encontrado a resposta certa.

“Motivação é o motivo para a ação.”

Bonitinha essa frase acima, dá até para colocar no Instagram, haha. Eu gosto de uma outra analogia, que vem de uma linha de pensamento que melhor desenvolvi ao conseguir aplicar na prática na minha vida e, depois de conseguir finalmente aplicar, encontrei bibliografias falando a respeito! Uau! A resposta que eu sempre tinha e que muito doía quando perguntavam sobre minha motivação, era bem simples mas com efeitos destruidores:

“Antes de tudo, sempre é preciso motivação”
Bem, não. Cala boca, por favor, de quem disse isso para você. :)
Motivação é a ação que GERA o motivo.

Você não tem motivação? Vamos criar agora!

“Tô desmotivado”.

A Jinx, essa da capa do artigo, é uma personagem do jogo League of Legends. Quem a conhece entende que para ela não falta motivação, não falta forças para explodir, destruir e vandalizar qualquer coisa que signifique justiça.

E por que ela faz isso?

A Jinx nasceu numa área pobre de Zaun e, depois de ter sofrido os extremos da pobreza, humilhação e exploração, ela atingiu a insanidade. Insanidade exposta na vontade de lutar contra a “justiça” que nunca esteve ao alcance dela e dos que dela eram próximos. Todo o sofrimento tornou-se forças para que vá adiante e cumpra o que se propõe. . As características que vemos na Jinx são:

  • Confiança.
  • Palavra firme.
  • Determinação.
  • Foco no objetivo.
  • Gosto por competição.
  • Expressão otimista sempre.
  • Desejo por maiores desafios.
  • Visão empreendedora de projetos.

Ahh, obviamente, ela é um pouco insana também. O vídeo abaixo mostra um pouco da personalidade dela.

Versão dublada e adaptada. Original clicando aqui.

Usando a Jinx ao nosso favor

“E o que danado tem haver essa louca bizarra insana delinquente com me fazer ter motivação, Nasc?”

A Jinx é comportamento. A Jinx não expressa, não para os outros, o porquê que ela é tão para cima o tempo todo. Sua linguagem corporal, seu modo de agir, seu estilo de batalha até, é tudo extremamente conectado com confiança e motivação. No campo de batalha, a Jinx é munida de armas de imobilização e destruição, assim como em sua vida.

O que podemos usar da Jinx para trazer motivação, é deixar de procurar por um motivo e, novamente, voltarmos somente para a ação. Para isso, farei a pergunta mais importante da sua vida para os próximos 5 minutos.

A pergunta mais importante da sua vida para os próximos 5 minutos

Não faço ideia do porque coloquei essa imagem aqui.
O que te motiva?

Não, brincadeira, não é essa não! haha. Na verdade, até que é essa sim a pergunta, mas quero que remova o sentido que deu quando leu. Quando perguntam essa pergunta, nós costumamos acreditar que a resposta é algo nobre como “defender a reprodução dos botos rosas e impedir sua extinção”. Sim, os botos rosas é uma causa linda, bem como “ajudar os pobres” e similares. O que eu quero que você responda é a mais simples, pura e direta resposta que você possa dar.

Quando motivação — aquelas características da Jinx — você teve, o que estava acontecendo? O que estava fazendo e sentindo? Qual era o cenário que havia ao teu redor, quem lá estava e como? A motivação dos próximos 5 minutos pode parecer simples, mas sempre que você fizer, saberá o poder que tem de mandar nos seus 5 minutos. E, dia a dia, a motivação dos teus 5 minutos se tornará na motivação do teu dia a dia. Comece de baixo e vá adiante.

Aqui te listo alguns dos principais sinais que podem te motivar. Algo supremamente importante de se frisar é que a pergunta eu posso fazer, mas a resposta somente você e suas memórias poderá dar com nota 10. Para cada pergunta abaixo, pensa em uma resposta que você já viveu e que sabe que te motiva. Há também perguntas que são voltadas ao que te desmotiva, de modo que você possa desviar dessas por enquanto.

Assim, você terá uma lista simples e objetiva quando precisar de uma força superior para ir até os próximos incríveis 5 minutos da tua vida.

  • Há alguma música que te anima? Qual? Alguma que entristece?
  • Algum comentário de alguma pessoa importante em algum momento já te fez sentir bem? Você lembra dele? Lembra do porquê?
  • Lembra de um momento que você esteve triste? Como estava seu corpo nesse momento? Consegue sentir onde ele encostava ou ver, de fora, como que sua postura estava?
  • E seu corpo feliz? Motivado? Consegue imitar essa expressão? Listar os finos detalhes que definem o seu corpo num momento similar ao da Jinx, gritando potência e força para com seus objetivos?
  • Fazer parte de uma comunidade disposta a crescer, não sozinhos, mas em conjunto e em pequenos e íntimos grupos e crescer dentro somente do que você deseja crescer é algo que você acredita que pode ajudar? Então, aqui em baixo, põe teu email e entre pro primeiro desafio do C&D.
Primeiro desafio pessoal do C&D.
  • Existe algum objeto que, não sei porque, mas você gosta dele e te dá energia? Algum presente, algo que represente uma memória?
  • Existe algum lugar que você tenha recordação, foto ou algo para ir até ele sem precisar se deslocar fisicamente?
  • Existe algum lugar físico tão importante e revigorante que você, simplesmente, precisa ir lá para recarregar?
  • Quais foram os momentos que você mais foi o que quer ser e que acredita que não tem motivação suficiente? Como poderia usar isso a seu favor?
  • Por fim, existe algo que você tenha certeza que te desmotiva e está sempre na tua rotina? Se eu fosse você, anotaria num adesivo e colaria na etiqueta da blusa que fica roçando na pele e causando incômodo. Incômodo físico para lembrar de não ter incômodo emocional.

Entenda que motivação é o que você achar que ela é. Apenas use uma definição que motive ao invés do contrário. Bizarro, né? Mais bom, agora você tem uma lista para consultar quando quiser uma injeção de motivação! Uma das que eu mais uso são músicas, como minha playlist Alta Energia.

Dragon, como sempre, foi emocionante escrever esse texto!

Se foi gostoso para você como foi para mim, deixa um comentário aqui em baixo com uma só resposta que você possa compartilhar para quem vier ler depois, assim nos ajudamos a construir boas respostas.

Grande abraço!