Produtividade para quem quer

“Você precisa ser produtivo”

É comum ouvir frases como esta em vários círculos sociais, seja ele profissional, acadêmico, doméstico, financeiro e até amoroso. Mas, okay, o que danado significa ser produtivo e por que eu deveria? Mais que isso, eu deveria mesmo? O que acontece se não o for?

Produtividade é, para mim, uma palavra nova. Não por aparição no linguajar corrente da população, mas por culpa do seu sentido que se modifica facilmente com o tempo. O que era produtividade há alguns anos? Quem era produtivo anos atrás ainda é hoje? Quais ganhos você tem sendo produtivo?

Ainda hoje, ao ouvir a palavra produtividade, imagino algo nocivo, de excesso de preocupação, nervosismo, horas trabalhadas até tarde e similar. No entanto, há uma outra vertente magnífica que a produtividade também se manifesta: o que é uma saída ao cinema produtiva? O que é um jantar ou uma saída ao bar produtiva? E sexo produtivo, tem?

Está este casal sendo produtivo no sexo?

Produtividade no Sexo

A produtividade, de modo geral como a conhecemos hoje, tem certas referências que se alinharam melhor poucas gerações atrás. Antes, ela significava simplesmente “mais”. Quem trabalhava, por exemplo, mais horas, era mais produtivo que a maioria. A medição da produção, por exemplo, nas linhas de montagem e outros empregos mecânicos é óbvia: quanto mais se empenha sua mão de obra, mais retorno se tem.

Retorno?

O retorno é sempre de acordo com o ramo em questão. A moeda mais simples que nós, humanos, temos sempre na carteira é o tempo. O valor dessa moeda pode ser traduzido em diversos formatos diferentes, seja dinheiro, seja conhecimento ou diversão. O início da produtividade supõe que você saberá melhor como e, principalmente, quanto mais vai usar seu tempo. Nessa analogia, dormir não é produtivo.

E, voltando ao sexo, decidimos ter uma noite a dois. Compramos um excelente vinho, um chocolate amargo, colocamos um incenso especial no ar junto com uma iluminação fraquinha. Você passa entre 1 a 2 horas ajustando tudo, escolhendo a playlist que vai tocar e, se contar mais as horas de estudo e prática de massagem, se vão várias e várias horas para um momento.

O que seria sexo produtivo? Aquele que atinge o objetivo mais rápido? Qual seria o objetivo do sexo? O mais curto é melhor ou o mais demorado? Vamos usar essa reflexão em breve. Eu ficaria bastante feliz se toda vez que alguém no seu círculo falasse em produtividade, você imediatamente relacionasse ao sexo. Isso bateria minha cota de maldade por um bom motivo. :)

Trabalhe menos, ganhe mais

“Quer realizar tudo na sua vida? Emagrecer comendo bacon; ficar rico gastando muito dinheiro; aprender sem estudar; beber e não ter ressaca; basta comprar meu curso de R$4567,89 imediatamente!”
Tipo isso.

Uma produtividade menos voltada ao tempo mas sim ao resultado começou a surgir. Entenda que produtividade tem e tinha sim relação com produção, mas produção antes era relacionada ao tempo. Hoje, no entanto, com a redução da mecanização da mão de obra humana, você que tá aí lendo precisa deixar de pensar igual a um robô — porque ele cobra menos que você e não faz filhos — e pensar igual a um homem — ou mulher. Ou seja, knowledge work, trabalho que envolve conhecimento e que não tem respostinha pronta da Tia Ana da Quarta Série.

“Assim que baterem a meta, ganham folga na semana.”

Lembro de uma empresa aqui da minha cidade que os funcionários eram liberados assim que atingiam a meta semanal. Esse foi um incentivo do gestor para aumentar a produtividade deles: anexar lazer, diversão, recompensa ao trabalho focado, denso e produtivo. Um efeito interessante é que a sexta virou quinta e a quinta virou quarta, até o gerente colocar um limite mínimo — quinta à tarde — pra equipe ser liberada.

Mais interessante ainda foi perceber que a quinta à tarde virou sexta. E daí partimos de um conceito de produtividade, que é a diferença entre o tempo mínimo para se fazer algo e o tempo que, realmente, leva para se fazer.

Ou seja, se você faz em 1h uma atividade que deveria ser feita em 2h, meus parabéns, você teve uma excelente produtividade. Como reduzir ainda mais esse tempo? ;)

Retorno Sobre Investimento (ROI)

Um último conceito é a percepção dos custos e lucros que as atividades em si possuem. Nessa abordagem atual, a produtividade significa nada menos que

fazer menos, render mais

No lado financeiro profissional, por exemplo, é quebrar barreiras e fazer mais dinheiro em menos tempo. Quanto vale sua hora trabalhada? O preço dela é fixo ou é de acordo com a demanda? Se você parar de trabalhar para sempre neste minuto, sua conta do banco vai continuar crescendo ou você vai afundar em dívidas?

No lado acadêmico, quanto tempo você leva para entender e conseguir boa maestria em determinado assunto? É mais produtivo ler um livro, fazer exercícios, revisar ou assistir aula? Será uma combinação desses elementos? Em qual proporção? Para o professor, quanto mais alunos mais profundamente entenderem suas aulas, mais produtivo ele será. O que não significa — pro professor — que ele vá ganhar mais. :(

Responda para mim — ou para você — se você, realmente, precisa ter produtividade na tua vida. Vou colocar algumas perguntas aqui e, igual à Revista Capricho, se você conseguir 9 pontos ou mais, significa que “o boy tá afim de você”.

Não consigo perder a piada com a Capricho, haha.

Na verdade, as perguntas são minhas, as respostas são suas. A análise de se ou o quanto você precisa de produtividade é contigo, não comigo. Vamos lá?

  • Você sente que o que faz, atualmente, seja qual for a área, tem o retorno que você, realmente, acredita que merecia ter?
  • Você vê os meses e anos passarem sem mudanças reais na sua e na vida das pessoas ao seu redor? Qual impacto que isso te causa? Bem? Mal?
  • Você se surpreende com a velocidade com que consegue realizar suas próprias metas e tem plena satisfação com o que faz?
“Professor Nasc, por que essas perguntas são tudo triste, hein? Faz umas pra ficar feliz também. :(”
  • O que você faz nas horas de lazer? Se você, amanhã, fosse posto numa prisão por um crime que não cometeu mas te dessem 2 horas de folga e, nessas 2 horas, você poderia escolher duas magníficas atividades que FEZ na última semana para fazer sempre, quais seriam essas atividades?
  • Tem alguém que faz teus olhos brilharem a ir mais adiante e sorrir cada vez com mais entusiasmo? Tem algo — uma Grand Cherokee, por exemplo — que te faz querer correr e te infla as veias de motivação e força?
  • Qual é seu maior sonho hoje e como seria atingir ele nos próximos 2 meses? O que mudaria na tua vida? Mais ainda, o que precisaria mudar?

E, de repente, com a bagunça de ideias — aliás, é assim que nosso cérebro organiza as coisas — que está na sua cabeça sobre produtividade, eu te repito a pergunta

o que significa produtividade no sexo?

Agora encaixa o trocadilho e essa resposta que você deu, fecha os olhos, respira fundo, aperta o pulso esquerdo, conta até 7 e responda pra você

você precisa de produtividade?