A Série “Dark”
A série de drama/ficção/suspense alemã “Dark”, original e lançada na Netflix em primeiro de dezembro de 2017, com 10 episódios de 44–57 minutos; a 2a temporada em 21 de junho de 2019 com 8 episódios de 53–60 minutos; e a terceira, no sábado (27/6/2020), com 8 episódios de 56–64 minutos. Na trama original, que começa no ano de 2019 e faz uma viagem no tempo entre 1986 e 1953, acompanhamos quatro diferentes famílias em uma pequena cidade alemã, Winden, e Jonas Kahnwald (vivido por Louis Hofmann), um adolescente que tenta entender o suicídio do pai e acontecimentos estranhos no lugar em que vive, como o filho do policial Ulrich Nielsen que desapareceu, assim com o irmão há 33 anos, e várias histórias se entrelaçam. Na 2a temporada, passados alguns meses da trama anterior - em 2020, 1987, 1954 -, acompanhamos Jonas, em 2052, descobrindo que a maioria dos habitantes da cidade não sobreviveu a um evento apocalíptico acontecido em 2020. E, na terceira e última temporada, esses são os episódios:
1- Déjà vu - em 2019, Jonas emerge da caverna em um mundo diferente, mas não desconhecido: a cidade de Winden se recupera do recente desaparecimento de um menino.
2- Martha Nielsen (vivida por Lisa Vicari) viaja para 1888 para avisar seus amigos sobre a tragédia de 2020. Os residentes de Winden, no passado e no presente, procuram seus entes queridos desaparecidos.
3- Adam e Eva - Charlotte e Ulrich tentam juntar o que aconteceu no bunker. Em tempos e mundos diferentes, Jonas e Martha trabalham para ganhar a confiança um do outro.
4- A Origem - Jonas e Martha viajam para o ano de 2052 e vislumbram um futuro sombrio. Em 1954, dois moradores de Winden desaparecem e Hannah recebe notícias surpreendentes.
5- Vida e Morte - Em 2020, um visitante envia um aviso para Cláudia. E um dia antes do apocalipse, Jonas começa a questionar os motivos de Eva.
6- Luz e Sombra - Adam mantém Martha em cativeiro no ano de 2020. No dia do apocalipse, uma Martha cada vez mais frenética implora a Bartosz por sua ajuda.
7- Entre o Tempo - Ao longo dos séculos, os moradores de Winden continuam sua busca desesperada para alterar seus destinos e salvar seus entes queridos.
8- O Paraíso - Cláudia revela a Adam como tudo está conectado e como ele pode destruir o nó.
A série, que não é para o grande público, é intensa, complexa, sombria - a última temporada mais ainda -, tem boas atuações do casal protagonista, bom elenco, com boas atuações, bela fotografia, boa direção de arte, bom figurino, boa maquiagem e cabelo, boa montagem e um bom roteiro, muito interessante, que tenta elucidar todas as temporadas, mas que você tem de estar ligado o tempo todo para não se perder nesse emaranhado de tramas. Vale muito a pena maratonar e viajar nesses dois universos paralelos dessa série de ficção científica. Confira o trailer da 3a temporada: