Creative Day: potencializando o aplicativo Cobli Gestor

Adria Meira
Cobli
Published in
4 min readJul 16, 2021

No fim do mês de junho, aconteceu na Cobli o segundo Creative Day de 2021. Durante dois dias, os times de Produto, Design e Tech da Cobli pararam suas tarefas rotineiras para trabalhar em projetos livres que tivessem impacto na empresa.

Eu pude participar de um time formado por mais três desenvolvedores e um product manager. Logo de cara, o que nos juntou foi o interesse comum no universo mobile. Vale ressaltar aqui que a Cobli tem como produtos um painel dashboard e dois aplicativos: Cobli Gestor e Cobli Motorista. Para o Creative Day, nós optamos por trabalhar com o primeiro.

A primeira questão com que trabalhamos foi sob a óptica Dilema Tostines. Ou seja, queríamos descobrir se o aplicativo Cobli Gestor tem baixa adoção, por isso tem poucas funcionalidades, ou se o aplicativo Cobli Gestor tem poucas funcionalidades, uma vez que tem pouca adoção?

Na década de 80, um comercial do biscoito Tostines ganhou a atenção do público por mesclar causa e efeito.

Uma análise de dados nas plataformas Firebase e no Mixpanel nos mostrou que, na verdade, temos uma alta taxa de adoção no aplicativo Cobli Gestor. Para a nossa surpresa, as taxas de uso diário, semanal e mensal do aplicativo se mostraram quase a metade dessas mesmas métricas relacionadas ao painel dashboard, o carro-chefe da empresa.

No entanto, uma análise mais profunda mostrou que a retenção do aplicativo é baixa. Uma semana após baixar o aplicativo, a maioria dos usuários reduzia seu uso em 50% — uma taxa altíssima — , a qual se mantém constante ao longo das semanas seguintes.

Os dados encontrados nos deram base para acreditar que a premissa de que o aplicativo tem poucos usuários é falsa e que uma melhor hipótese seria que o aplicativo tem alta adoção, porém tem poucas funcionalidades, o que pode estar gerando baixa retenção.

Levando em conta estas informações, bem como o curto período de tempo para desenvolvimento, decidimos desdobrar para o aplicativo uma funcionalidade já vigente no painel. Mas não podia ser uma funcionalidade qualquer. Era preciso ser uma funcionalidade que dialogasse com o aplicativo como é hoje, uma evolução que fizesse sentido dentro do que já existe. Uma vez que, atualmente, o aplicativo Cobli Gestor se resume ao acompanhamento em tempo real da localização de veículos e motoristas da frota, pensamos que faria sentido desenvolver a funcionalidade chamada Trajetos.

Isso porque Trajetos permite que o gestor veja o trajeto feito pelo motorista em determinada data, de forma retroativa, com acesso aos seus mínimos detalhes — como paradas realizadas, excessos de velocidade, distância percorrida, tempo e gasto aproximado de combustível. Assim, tiramos o tempo real do aplicativo e trouxemos informações mais relevantes para o gestor.

Trajetos no painel dashboard da Cobli

Como product designer do time, meu desafio foi redesenhar a funcionalidade, passando da plataforma web para mobile. Como o styleguide Android ainda é pouco desenvolvido, essa tarefa não foi fácil.. Em paralelo, o product manager fez o levantamento de dados e preparou a apresentação.

Na parte de desenvolvimento, tínhamos uma equipe mista composta por dois desenvolvedores backend, um front e um mobile. Para alguns, programar em mobile era uma completa novidade, mas isso não impediu que eles saíssem da zona de conforto e aprendessem um novo framework e uma nova linguagem (tudo em apenas dois dias!). Nesse sentido, o Flutter nos ajudou muito, pois é um framework mobile simples de mexer e fácil de entender Além disso, ele é escrito em Dart, que de certa forma remete ao Java, uma linguagem que todos já tiveram contato. Tudo isso nos ajudou a manter a curva de aprendizado baixa e um bom ritmo de desenvolvimento. Pudemos validar de maneira rápida e constante o que era feito, e entregar um ótimo Proof of Concept (POC) no final.

POC desenvolvida durante o Creative Day

E foi essa POC que nos garantiu o segundo lugar na classificação geral dos projetos! (Aliás, cabe aqui um super parabéns para todos os membros do time — e uma menção honrosa ao Rômulo Roni Moraes, que colaborou com este artigo).

Agora, é trabalhar no refinamento e no tão esperado deploy. Fique de olho!

Gostou da gente e está procurando uma oportunidade de emprego em tecnologia? Confira nossa página de carreiras e inscreva-se nas nossas vagas!

--

--