Recapitulando o primeiro dia da WWDC 2020

Izabella Melo
CocoaHeads Recife
Published in
4 min readJun 24, 2020

A primeira WWDC online trouxe inúmeras novidades para desenvolvedores de todo o mundo. Após o show do Keynote de abertura, o Platforms State of the Union veio para aprofundar um pouco mais tudo que já havia sido anunciado. Quer saber mais sobre os principais pontos do evento? Então vamos lá!

Apple Silicon

O ponto alto da WWDC20 foi a apresentação do Apple Silicon, que deve, em algum momento, substituir os atuais processadores Intel ainda usados nos MacBook's. O Apple Silicon trás a possibilidade de uma maior integração entre os dispositivos Apple e o desenvolvimento da sua versão para Mac promete atender demandas específicas, como desempenho de bateria e poder de processamento. Os novos processadores também permitirão que apps de iPhone e iPad rodem nos MacBook's de forma semelhante aos apps com Catalyst.

Para os desenvolvedores de jogos, a Unity deve lançar ainda esse mês ferramentas que permitem o desenvolvimento de aplicações universais, tanto para Intel quanto para Apple Silicon. Além disso, o Rosetta 2 deve ajudar na transição, traduzindo internamente aplicativos criados anteriormente para Intel e os tornando compatíveis com o novo processador da Apple.

Para incentivar ainda mais essa essa transição temos o Universal App Quick Start Program. Os desenvolvedores selecionados para ingressar no programa contarão com um conjunto de ferramentas e suporte técnico e individual por 500 dólares. O Brasil, infelizmente, não está entre os contemplados.

MacOS Big Sur

O Big Sur chegou com uma grande surpresa: será, finalmente, o macOS 11. A mudança na versão faz sentido depois de todas as mudanças que foram feitas no sistema. O macOS Big Sur ficará mais parecido com iOS e iPadOS do que nunca! Os ícones foram redesenhados e o centro de notificações está completamente diferente. Além disso, mudanças no Safari incluem relatórios de privacidade para sites visitados e uma navegação que promete ser até 50% mais rápida que o Chrome.

iPadOS 14

Uma das grandes novidades anunciadas com o iPadOS 14 foi o Scribble. Agora, você pode escrever nativamente com a sua Apple Pencil como se estivesse digitando um texto. O Scribble permitirá que você pesquise coisas no Safari, copie e cole textos e até mude a cor da sua letra quando possível. A API Stroke do PencilKit deixará mais fácil a adoção dessa feature pelos desenvolvedores dentro dos seus aplicativos.

Além disso, o design também foi repensado com a adição de uma nova barra lateral em muitos aplicativos nativos, como o Fotos, mudanças na Siri e na forma como se recebe chamadas telefônicas. A barra de pesquisas também mudou. Com ela, os usuários poderão pesquisar por qualquer coisa, de maneira semelhante ao que acontece no macOS.

No ARKit, a novidade veio da nova API de profundidade que permite que objetos possam ser colocados na frente ou atrás de outros.

iOS 14

Os novos Widgets completamente redesenhados e disponíveis na tela inicial poderão ser feitos em SwiftUI, o que os tornará disponíveis tanto para iPhone quanto para iPad.

Além disso, foram anunciados os Apps Clips, que são como uma pequena parte de um aplicativo para os usuários sem a necessidade da instalação completa. Assim, uma pessoa pode utilizar um serviço como desbloquear uma bicicleta a partir de um App Clips com Apple Pay e não precisará instalar um aplicativo inteiro para isso.

Por último, a Apple investiu ainda mais na parte de privacidade: desenvolvedores deverão fornecer detalhes de dados coletados pelo seu aplicativo em cards ainda na App Store, para que os usuários entendam as políticas de maneira fácil e antes mesmo de baixar o app.

Outras features de privacidade serão a possibilidade de compartilhar apenas a localização aproximada do seu dispositivo no lugar da exata e um indicador de quando um aplicativo estiver usando sua câmera ou microfone, semelhante ao que acontece com a LED dos MacBook's.

Tem mais?

No watchOS 7, o destaque foi a possibilidade de criar complications personalizadas e compartilhá-las com seus amigos. O Xcode 12 promete ser mais simples e intuitivo e tornar mais fácil o teste de diferentes interfaces, como o light e dark mode, utilizando mais de uma preview de SwiftUI simultânea. Já nas linguagens, a Apple deixou de lado as novidades pela promessa de maior estabilidade.

Ficou com vontade de ver o evento completo? O vídeo do Keynote de abertura e do Platforms State of the Union já estão disponíveies no site e no aplicativo. Além disso, vários vídeos com diversas novidades estão saindo todos os dias!

--

--

Izabella Melo
CocoaHeads Recife

Brasileira, recifense, estudante de Engenharia da Computação na UFPE, desenvolvedora iOS e pesquisadora em privacidade de dispositivos iOS