Afinal, o que é incidência?

Vinícius Lopes
cocozap
Published in
3 min readAug 5, 2022

O que é o Médium pra gente?

Ah, é o espaço de backstage do que acontece no Cocôzap. É nossa troca de experiência, é o papo sincero, é contar como foi. É passado, presente, futuro e esperanças.

Nesse rolê todo no Cocôzap, a gente sempre esbarra em perguntas como essa — o que é isso? tá, mas como a gente faz isso ou que nome a gente dá?

A incidência política foi esse processo.

Mas pra mim, Vini, uma das belezas do nosso trabalho está justamente na não-definição. No não-saber. É aí que a gente extrapola os limites epistemológicos, científicos e academicistas, e faz o que importa pra gente.

Março de 2022. Começamos o ano pensando: a gente tem que fortalecer a incidência política agora que temos um acúmulo incrível de dados e narrativas sobre saneamento na Maré. Batemos cabeça — nos questionamos o que era incidência, o que era advocacy, o que era fazer política. Não chegamos em nenhuma definição.

Agosto de 2022. Estamos em um momento que a incidência política é o cargo chefe do Cocôzap nesse semestre — e quiçá, nesse ano. Sem definições, sem um dicionário — ou um wikipédia, somos modernos, rs.

E pra gente, incidência também tem sido sobre fazer. Vai e faz.

Tenho usado essa nuvem de palavras aí de cima, que a cada encontro é ampliada — afinal, por que se prender em uma definição só? A gente têm aprendido na prática a fazer incidência do jeito que a gente quer fazer incidência. Contando as nossas histórias e as histórias de quem não tem voz. Trazendo o debate pro território. Fazendo minha avó, Alice, de 82 anos e que está desde os seus 25 anos na Maré, entender o que é saneamento e o impacto disso tudo. E o que não falta na Maré são Alices que têm muito a dizer, mas que nem sempre tiveram voz. É sobre ampliarmos essas vozes e provocarmos mudanças. Como bem diz o Emicida, é tudo pra ontem!

Vou deixar umas fotinhos pra retratar esses momentos que estivemos botando essa nuvem de palavras na prática por aí, vivendo o Cocôzap nesse mundão nos últimos meses.

  1. Formação no Luta pela Paz, aproximando o debate de cria pra cria

2. Embaixadoras levando a palavra do Cocôzap: democratizar o debate é incidir!

3. Estamos no Observatório Popular de Saneamento!

4. Reunião com o representação pública em Queimados, com a galera do Visão Coop e nossa rede de agendas locais ❤

5. Fins de reuniões nos corredores da ENSP/Fiocruz

6. Conexão Cocôzap — PUC-Rio: Como a academia nos ajuda a incidir?

7. Fórum Rio! Chique, né?

E ainda estamos em agosto!

No fim das contas, incidir é tentar mudar.

E a gente segue tentando.

--

--