Construindo a 3ª etapa do Cocôzap

Adriano Mendes
cocozap
Published in
3 min readJul 29, 2020

O meu primeiro contato com o data_labe se deu na Criptofunk, que aconteceu em 2019 no Galpão Bela Maré e foi nesse dia que eu conheci, para fora da internet, um pouquinho dos projetos que impactam a Maré e a pessoas que estão engajadas nos assuntos que rodeiam dados e sociedade. Sempre gosto de relatar esse momento pois foi a partir desse dia que eu fiquei mais interessado sobre o que o data_ vem produzindo ao longo do tempo, principalmente, porque é uma organização que pensa a produção dos dados e constrói novas narrativas dentro do Complexo da Maré, que é o local onde eu moro e a temática que me interessa muito. Atualmente eu pesquiso sobre smart cities. Até que chegou a oportunidade de ajudar a construir a 3ª etapa do projeto Cocôzap.

Abraçar essa oportunidade foi uma das coisas mais desafiadoras que eu aceitei fazer, porque sai totalmente da minha zona de conforto esse trabalho com algo que envolve saneamento básico na Maré. Mesmo que eu já tenha construído projetos pela Maré, em nenhum momento tinha me aventurado nesse tema. Mesmo assim, entrei nessa como articulador político do projeto. Diante disso, pude aprender mais sobre saneamento básico, conhecer especificidades, lugares, pessoas, projetos, vivências, histórias que envolvem a Maré.

Mesmo que lá no começo, em fevereiro, já estivéssemos com tudo planejado, com os objetivos definidos e tudo esquematizado, quando começamos a dar nossos primeiros passos, tivemos a infelicidade da existência da pandemia. Apesar disso fiquei muito feliz porque não deixamos esse momento nos abalar tanto e fizemos todas as tarefas de forma virtual e adaptada. Esse momento pra mim foi um tanto perturbador, porque quando pensei que teria que realizar várias das tarefas remotamente, me deparei com a falta de estrutura que eu tinha, mas que não foi algo que me desmotivou a continuar.

Para além disso, sou muito grato por toda as oportunidades e aprendizados que eu obtive e que com certeza vão acrescentar muito na minha vida profissional. Queria muito ter tido a possibilidade maior de ter me inserido mais nas atividades em que o Cocôzap estava inserido, acredito que esse momento de pandemia contribuiu para que tivéssemos um certo distanciamento em relação a comunicação. Não sei exatamente o que houve, mas acho que também perdi a oportunidade de ter somado mais e de ter sido mais proativo, porém, também compreendo que não consegui obter espaços para construir outras coisas. Contudo, não me chateio, acredito que pelo fato de perceber isso, posso agora contribuir muito mais com o data_labe.

Finalizo agradecendo a todos pela oportunidade, por serem pessoas incríveis, por ter conhecido vocês e espero que possamos construir mais coisas para a Maré e que a partir das nossas experiencias e vivencias possamos construir uma Maré que queremos.

--

--