Residência para residente: conexão Nh e saneamento

Me chamo Gabrielle, tenho 19 anos e moro na Nova Holanda - Cpx da Maré.

Gab's Vidal
cocozap
3 min readDec 13, 2018

--

Sempre morei na Nova Holanda, cresci correndo pelas ruas, andando de bicicleta, brincando de pique-esconde. Éramos mais de 10 crianças, uma loucura! Nunca reparei em como eram as ruas nas quais brincávamos, se estavam limpas ou sujas. Uma coisa era certa: sempre voltava com os pés pretos e sujos de lama.

Em 2018, me inteirei nos assuntos políticos e fiquei mais conectada com minha comunidade. Através do WhatsApp, soube da residência do data_labe e saí correndo para me inscrever. Fiquei fascinada com a proposta da residência, nunca havia pensado sobre o saneamento básico da Maré, e muito menos como era tratado o lixo. Uma coisa era certa, todos os dias úteis o lixeiro passa pontualmente (nas ruas principais), às 7 da manhã.

Mobilização nas ruas — espalhamos lambes nas ruas

Eu fiquei na função de mobilizadora do projeto, ou seja, espalhar o Cocôzap pelas ruas e entre os moradores. Fiquei um pouco famosa como “A menina do cocô”. Foi muito engraçado!!!

O Cocôzap foi planejado para 3 meses de residência, o primeiro mês foi de formação. QUE SURRA! Eram muitas informações e fiquei abismada como faltam políticas públicas para nós, moradores de comunidade, e as que conquistamos são menosprezadas e desrespeitadas. A qualidade de vida, saúde e alimentação são péssimas. Essas pautas não chegam a todos, somente a uma minoria que, talvez um dia, possa expandir e levar para grande parte do nosso complexo.

Os outros 2 meses, passei nas ruas onde cresci, debatendo e conhecendo moradores que nunca vi. Tivemos acesso à Comlurb, Cedae, Associações de Moradores, escolas, e postos de saúde. Uns nos receberam, outros nem sequer deram conta de nossas existências.

O mais impressionante na minha experiência nas ruas foi perceber que os moradores tem consciência sobre o lixo e esgoto e, pouco em pouco, eles fazem pequenas ações com seus vizinhos e mantêm sua rua limpa para as crianças brincarem.

Algo que vou levar para além do Cocôzap, para minha vida, é manter essa consciência viva na NH. A residência trouxe informação e afeto para mim, foi ÚNICO o que pude desfrutar dessa residência. Só deixo agradecimentos por me aturarem (sei que sou difícil) e compartilhar esse mundo dos dados comigo! O data é foda e a equipe mais ainda!!! Obrigada pela residência, não vamos parar.

. “1% é muito quando falamos de dados!”

Primeiro dia da residência

--

--