Sobre a experiência no #cocôzap

Maykon Sardinha
cocozap
Published in
2 min readDec 13, 2018

Fiz parte de uma residência no data_labe chamada #cocôzap. O nome talvez pareça engraçado (de fato é!), mas a proposta é bem séria e muito importante para quem mora em favelas. Há muito tempo os moradores de favelas e periferias vivenciam na pele o descaso com as necessidades básicas da vida de qualquer ser humano. O que é feito com o nosso lixo e nosso cocô, por parte do poder público, diz muito sobre como nós favelados somos enxergados pela sociedade.

Durante três meses nos debruçamos sobre essas questões e as respostas só reforçaram a necessidade desse projeto na Maré. E vejo que ainda temos muito a aprender e muito a contribuir sobre esse tema.

Vimos que existe um conflito muito grande entre as instâncias do poder público no que diz respeito à gestão do esgoto na Maré. Funciona como um jogo de empurra entre a Prefeitura e a CEDAE ( Companhia Estadual de Águas e Esgotos do Rio de Janeiro). Oficialmente ~legalmente~ é a primeira a responsável direta, mas que se isenta e tenta transferir para a segunda. Nesse jogo, que não se iniciou agora, a favela fica de fora. Estar à margem do jogo significa não ter voz, significa condições de vida precária para muitos moradores. A exemplo das denúncias que recebemos sobre bueiros constantemente entupidos e sem solução, ou de casas que margeiam um esgoto a céu aberto que antes já foi um rio.

Trazer esses problemas à luz, enquanto morador da Maré, me ressignifica enquanto cidadão. É preciso mostrar e questionar os meandros da política, que se traduzem no cotidiano de modo a não contemplar as reais necessidades dos que vivem no território.

A proposta do data_, de pautar uma narrativa que leve em consideração a participação das pessoas que realmente vivem dentro do problema, me parece um dos mais promissores projetos que temos aqui na Maré. Foi muito gratificante fazer parte disso.

A experiência do projeto foi marcante na minha vida profissional, aprendi muito, mas a experiência que mais me marca é ter encontrado nesse mundão pessoas tão incríveis e com sede de fazer diferença nessa bagaça. Muito obrigado à galera do data_ e muito obrigado às meninas do #cocôzap.

equipe do #cocôzap

Já deu até saudade dos encontros com essa galera foda.
Pensa numa equipe mara!

--

--