Call4papers: Os eventos precisam de suas palestras!

mjcoffeeholick
codamos
Published in
3 min readJul 7, 2017

Sabia que para o evento ter assuntos interessantes é necessário que a gente mande nossas propostas de palestras? Nem sempre a gente consegue ter ela aprovada :( Eu sei que isso da um certo desanimo, mas nunca desista de enviar teu tema e quem sabe fazer parte da grade de palestrantes ❤

E você ai que ta pensando em palestrar: Precisamos de você tomando coragem pra mandar aquele assunto que ce acha que ninguém vai curtir, mas que na verdade pode ser a palestra mais foda de todo o evento e até mudar por completo a vida das pessoas.

Precisamos de vocês enviando suas ideias e seus temas!

Segue uma lista de eventos que estão com Call4papers aberto. Escolhe qual te agrada mais, envia e boa sorte :D aproveita e me conta depois se ela foi aprovada ;)

FloripaJS Devs

ABC developers

PHPeste

Santos Frontend

NodeBR

Mobile Summit Brazil

React Conf Brasil

Interaction South America Floripa 2017

CIDI2017

Devopsday POA

Python Sul

GopherCon Brasil

RubyConf BR

Front in vale

Tem mais evento com Call4papers aberto? Comenta aqui no post com o link :)

Momento desabafo sobre o assunto: Muito se falou sobre o desejo de ter grades diversas, eu mesma vivo falando e criticando eventos que vem com essa pegada "Nosso foco é ser referência" e tem 1 MULHER na grade (sim, isso foi uma direta!). Eu super entendo que é complicado incluir palestrantes pra preencher o slot diversidade, mas se você faz um bom trabalho de divulgação e se tem um ambiente que as pessoas se sentem confortáveis em fazer parte, vai ter muita gente mandando palestra pro teu evento. Escolher diversidade não vai ser um problema, provavelmente vai ter muita gente e vários tipos de pessoas querendo estar ali.

"AHHHHH mas a gente não escolhe palestrante pela cara, sexo ou cor deles e sim pelo conteúdo das palestras"

OK! Na verdade, acho que todo mundo que tem a missão de escolher uma grade de evento (lembra que eu também faço eventos e sei bem do que to falando) vai escolher em primeiro lugar pelo assunto/tema, mas acho de bom tom sondar a grade final e se estiver branca d+, masculina d+, heterosexual d+, vale refletir em como fazer para incluir outros perfis nesse processo. Ai você vai ter um trabalho um pouco maior de sim escolher palestras bem bacanas que sejam de mulheres, LGBTS, negros e portadores de deficiência. Abre espaço pra essas pessoas, mas sem a vibe COTAS e sim pelo simples fato que elas realmente PRECISAM de espaço e precisam sentir que o evento as que ali sabe?

Vamos imaginar que a gente consiga fazer o call4papers BOMBAR com palestras diversas e com pessoas diversas e mesmo assim, você, senhor evento, opta por só chamar para palestrar seus amiguinhos de rolê, ou não incluir pelo menos algum tipo de diversidade onde o público se sinta representado de alguma forma… Ai complica!

Incluir diversidade na grade do evento não é uma questão de favor, não deve ser algo feito pra pagar de disruptivo, inovador e desconstruido. É pra gente conseguir ver pessoas novas falando e pra gente parar de achar normal ter uma grade branca e cheia de homens no palco com quase zero de representatividade.

--

--

mjcoffeeholick
codamos

UX researcher, UX writer, Senior UX Designer and WebDev. | Diversity & inclusion | Creator of @CodamosClub