Divinity Original Sin 2 — Larian Studios

Nascimento, quase morte e ascensão de um estúdio de jogos: Larian Studios

Vitor Navarro
Codando a vida adoidado
2 min readFeb 13, 2019

--

Jogos são muito divertidos e tudo mais, mas já parou para pensar o tamanho do esforço da mídia de entretenimento que consome ou consumiu durante sua vida como gamer?

Como um gamer que escolheu sua profissão para poder ter seus nomes nos créditos me apaixonei pelo processo de criação e pelas histórias de outros estúdios, vivos ou falecidos. E entender como é a realidade teve dois efeitos em mim:

1 — Fez com que jogar seja ainda mais prazeroso, afinal de contas os detalhes contam ainda mais.

2 — Me fez perceber que as dificuldades passadas para tentar fazer parte dessa indústria existem nos mais variados formatos e para quase todos. (Não é valido para bilionários com dinheiro para jogar pela janela sem precisar ver a cor dele de volta)

Ter o acesso a essas histórias nem sempre é fácil e muitas vezes pode não ser muito divertido, no entanto, de tempos em tempos surgem artefatos como o documentário da Larian Studios, que cobre o nascimento e vida da empresa até o lançamento de Divinity Original Sin. Considero um insight valioso sobre a produção de jogos de uma empresa que quase foi a falência diversas vezes e que manteve seus valores principais até o momento atual.

O choque de realidade na minha visão:

  • Fazer jogos não é o mar de flores que imaginamos.
  • Conseguir dinheiro para fazer um jogo é uma tarefa que deve ser levada a sério.
  • Criar seu próprio jogo requer muito dinheiro e esforço.
  • A história da Larian é única, assim como de cada estúdio, alguns sobrevivem outros não. NÃO EXISTE RECEITA MÁGICA.

Para pensar:

  • Não é porque é difícil que não pode ser feito, mas também não significa que tem que ser feito. É preciso tomar duras decisões ao longo do processo.
  • O desafio pode ser recompensador, mas é aquilo que busca?
  • Será que todo esse sacrifício é necessário?

Outros pontos podem ser avaliados a partir de cada documentário e post-mortem. Não saia de casa sem levar um debaixo do braço, é possível afogar-se em chuvas de problemas já conhecidos.

--

--

Vitor Navarro
Codando a vida adoidado

Hi I’m software engineer / game developer, technology enthusiast that loves books, games and being with friends amongst other things.