12 sites para aprender a programar de graça

Fernando Americano
Codando by Le Wagon
5 min readSep 29, 2016

--

Edit: update muito necessário pra acrescentar mais um recurso à lista. O Le Wagon acabou de lançar um track online pra quem está querendo dar os primeiros passos em programação pra web. Clique aqui e peça seu invite, é gratuito.

O motivo desse post é simples: decidi aproveitar o domingo tempestuoso pra estudar um pouco de código, fui buscar uma velha planilha onde vou salvando alguns sites e recursos e resolvi que seria uma boa ideia compartilhar estes recursos com a galera! (mas só depois de filtrar um pouco, já que a planilha tinha uns 50 sites, alguns deles que já nem existem mais.)

Então aqui vai a lista de 12 sites pra quem quer aprender a programar de graça:

1–CodeCademy

Sou super fã do CodeCademy, você pode criar uma conta gratuita e sair fazendo os muitos cursos de programação pra web que eles têm (Ruby, Python, JavaScript, SQL, HTML) ou você pode optar por uma assinatura paga e ter acesso a alguns recursos extra tipo alguém pra te ajudar a escolher seu próximo curso, responder perguntas, rolam até uns projetos de fim de curso tipo um TCC.

2–Coursera

Outro famosão da lista, o Coursera, oferece cursos criados por instituições de ensino respeitadas como Stanford, IESE, HEC, USP, Unicamp entre muitas outras. São mais de 2000 cursos os temas vão desde programação (duh!) até temas relacionados ao empreendedorismo e o mundo das startups.

3–edX

edX é uma iniciativa sem fins lucrativos capitaneada pelo MIT e Harward. O foco não é só programação mas lá você pode encontrar muitos cursos de ciência da computação que dão uma base pra quem tá querendo entrar nesse mundo.

4–Code.org

Outra non-profit, a Code.org tem o objetivo de estimular o ensino de programação, especialmente nas escolas. É financiada por um monte de patrões, tipo Bill Gates, Marc Cuban, Eric Smith e mais um tanto (quero dizer, todas) empresas de tecnologia. Os cursos são super divertidos, usam os personagens da Disney pra atrair a atenção d̶a̶ ̶c̶r̶i̶a̶n̶ç̶a̶d̶a̶ de todo mundo e não precisa de nenhum conhecimento prévio. Eles organizam o Hour of Code, que é um evento open-source que busca introduzir crianças ao universo da programação.

5–Programaê

O Programaê é uma iniciativa da Fundação Lemann e é um pouco como se fosse a versão brasileira do Code.org, apoiados por um monte de empresas mega. Na verdade eles são um pouco o braço do Code.org aqui mesmo, divulgando o Hour of Code no Brasil. Têm também um monte de ferramentas pra quem quer ensinar programação. O legal é que ele aproveita as ferramentas que eu citei ali em cima (CodeCademy, Code.org, etc), concatenando-as com os cursos criados por eles mesmos.

6–Khan Academy

Outra non-profit, o Khan Academy foi criado para ensinar matemática, mas tem um track de programação também. É voltado pra crianças, os cursos são inclusive separados por séries (seguindo o esquema americano), mas não quer dizer que a criança dentro de você não possa se aproveitar desse site muito bacana.

7–Udacity

O/A Udacity têm essa história dos nanodegrees, que são microdiplomas criados em conjunto com algumas empresas de tecnologia, especialmente a Google. Os cursos não são gratuitos, mas rola de experimentar de graça e continuar pagando após ter certeza que gostou.

8–Hackdesign

O Hackdesign é mais voltado pras áreas de front e design, e os cursos tratam de usabilidade, prototipagem rápida, tipografia, cores. Bem legal!

9–CodeSchool

A maioria dos cursos são pagos, mas ainda assim têm alguns bons cursos 0800.

11–Udemy

Tá, o Udemy não deveria estar aqui porque o título do artigo diz “de graça” e os cursos do Udemy são pagos. Mas são bem baratos e eles têm curso de praticamente tudo o que você imaginar. Vale uma olhadinha.

12–Edx

Outra plataforma paga, mas que tem uma sessão felomenal de freebies, com cursos pra todos os gostos. Também vale uma olhadinha.

Bonus: alguns conselhos antes de terminar!

Nutella em fatias, uma dessas invenções que provam que estamos realmente vivendo em uma era maravilhosa

Estamos vivendo em uma era maravilhosa. Quando nossos pais poderiam imaginar que nossa geração iria encontrar esse tanto de informação disponível e de graça? A pegadinha é que, por mais que a informação esteja aí acessível, é preciso de muita dedicação e disciplina pra aprender algo tão amplo quanto isso. Aprender a programar é muito parecido a aprender uma língua. Ficar só no Duolingo duas vezes por semana não vai te levar a lugar nenhum. É preciso dedicar muitas horas.

Também é preciso praticar. Quem está estudando línguas pode buscar um meetup ou conversar com algum voluntário via Skype–tem muito site pra promover esse tipo de encontro. Mas, claro, nada melhor do que a imersão. Quem quiser dar um passo além e tiver a oportunidade de ir pra outro país pra ficar 100% do tempo só praticando, melhor. Da mesma maneira, quem quer aprender a programar tem alguns recursos para praticar, já que a maioria dos cursos listados acima não têm tanta prática assim. A dica nesse caso é arrumar logo algum projeto pra fazer, comece com pequenos aplicativos em casa pra fazer coisas simples e vá pedindo ajuda pra comunidade nos grupos de face, fora (plural de forum. Sim, faço sucesso em festas como o chato do latim) e Stack Overflow. Quando você tiver mais segurança pode escolher algum projeto open source no GitHub pra colaborar, ter seu código revisado por alguém com mais experiência e aprender lendo o código dos outros.

Agora, se você quiser dar um passo além e partir para a imersão pra acelerar o aprendizado, existem os bootcamps de programação. O melhor lugar pra se informar a respeito é o Course Report, que traz reviews dos principais bootcamps além de dicas de como escolher o que mais tem a ver com sua necessidade. Sem querer puxar a sardinha pro meu lado mais já puxando, já adianto que apenas um entre os 20 bootcamps mais bem cotados nesse site está no Brasil e este um é o Le Wagon.

E aí? Tem alguma dica pra acrescentar à lista?

--

--

Fernando Americano
Codando by Le Wagon

cofounder of Le Wagon Brasil, the first Coding Bootcamp in Brazil