Código é o novo alfabeto

Porque estou lançando um bootcamp de coding no Brasil.

Mathieu Le Roux
Codando by Le Wagon
5 min readApr 5, 2016

--

Me lembro como se fosse ontem da empolgação de descobrir o Napster em 1999 no campus da minha universidade. Tínhamos a melhor Internet num raio de 50km. Matei aula por 1 mês para substituir contabilidade por buscas frenéticas por mp3 com a minha turma. De vez em nunca, fazíamos pausas para refletir sobre o fato de que a indústria musical estava definitivamente fu****, pra logo em seguida voltar às buscas por mp3. Também me lembro que após napster virar um hit, as gravadoras foram consideradas pela imprensa e pelos grandes nomes do business como os “dinossauros” que não conseguiram se adaptar ao hype da nova e bela “onda digital”.

Fundador do Napster na capa do Time em Outubro 2000

Corta pra 2016, trabalhando na Deezer, você percebe que o cenário mudou radicalmente. Primeiro: a indústria entendeu como atender à demanda do público por acesso instantâneo e sync... Ela liberou um catálogo de mais de 40 milhões de músicas por assinatura. E o mercado finalmente esta voltando a crescer. E se tem uma coisa que entendi na Deezer é a importancia da programação. Todos os esforços de PR, propaganda ou business development dificilmente se comparavam com o impacto de um bom “onboarding” que melhorava radicalmente a experiência do usuario para ele se viciar no serviço. Na Deezer, desenvolvedores eram os reis.

Mas é irônico como os lideres empresariais — as vezes os mesmos que riam das grandes gravadoras — estão sendo impactados um por um pelo mesmo tipo de “onda digital”, ou melhor, obscurecidos por um surfista mais bonito que atrai a multidão pra perto dele… É a história da Napster se repetindo igualzinha, um app/webapp que conecta usuários ou provedores de conteúdo e torna SUPER FÁCIL fazer o que quer que se tenha em mente. Airbnb fez isso com Hilton, Whatsapp com as operadoras de telco, Transferwise e Lending Club com os bancos, Facebook com a mídia, Netflix com Blockbuster e depois com as TVs a cabo…

Todo dia uma nova guerra é declarada. Um app maneiro com uma experiência de uso bem pensada conquista uma multidão cansada de ser abusada pelos provedores de serviço tradicionais com design tosco e mal pensado. Se você não entende o que eu estou dizendo, provavelmente nunca usou um app de um banco tradicional e nunca foi obrigado a ter que ir até sua agência pra resolver um problema que poderia facilmente ser resolvido em dois cliques…

As duas coisas mas importantes a lembrar aqui são:

  1. Software está devorando o mundo
  2. Se você quer ser parte da revolução em curso, pare tudo que esta fazendo agora e aprenda a programar. Não estou falando de se transformar no próximo Mark Zuckerberg, mas conseguir lançar um serviço ou um produto sozinho sem passar pelo desespero de buscar um cofundador técnico, ou pior de torrar toda sua poupança com uma agencia “web” especializada que te entrega atrasado uma metade de produto feio.

“Aprender a codar é de longe a melhor coisa que alguém possa fazer para aproveitar do fantástico futuro que nos espera.”

Marc Andreessen — VC e Fundador do Netscape

Johannes Gutenberg foi o primeiro geek fundador de startup :p

A Internet é um evento tão significativo quanto a invenção da imprensa, e aprender a programar será em breve tão importante quanto aprender a ler. Nunca teremos a necessidade de ter milhões de Hemingways e Shakespeares, mas imagina que tipo de mundo estaríamos vivendo se a maioria das pessoas fosse ainda analfabeta.

Daqui a alguns séculos quem não souber programar provavelmente será visto como os analfabetos são vistos hoje…

Por isso estou lançado Le Wagon,

O primeiro Bootcamp de programação no Brasil.

Bootcamps são programas intensivos, presenciais, que duram semanas e são criados para ensinar programação dentro da filosofia do “aprenda fazendo”. Apenas nos Estados Unidos mais de 16 mil estudantes se formaram em bootcamps em 2015. Pra trazer um pouco de perspectiva, este número representa o dobro do número de 2014 e quase um terço do número de estudantes saindo das faculdades de ciência da computação por ano nos Estados Unidos. Nada disso existia a 5 anos atrás.

O mercado entendeu que precisamos de mais programadores e a resposta mais rápida e adaptada foram os bootcamps.

Le Wagon é um dos mais aclamados bootcamps de programação na Europa segundo a imprensa e alunos.

Le Wagon foi fundado em 2014 por Boris e Romain Paillard, dois irmãos que abandonaram carreiras tradicionais em finanças “quant” e advocacia para ensinar pessoas a codar. Sua missão declarada é: “Trazer habilidades técnicas para pessoas criativas.” E com a quantidade de problemas que o mundo esta enfrentando, capacitar as melhores mentes criativas com conhecimentos técnicos para construir coisas incríveis me soa como uma coisa útil.

Le Wagon vai nascer em São Paulo no próximo quatro de julho (pun intended).

Junte-se a nós e aprenda a criar sua propria Napster.

Se você quiser nos conhecer na vida real e aprender algumas coisas simples de programação, organizamos meetups o tempo todo.

Eu sou Mathieu Le Roux. Pai de duas meninas, Eu vivi em Toulon, Paris, Berkeley e São Paulo e sempre fiquei apaixonado pelo futuro, e jeitos de construir ele mais justo, sustentável e “fun”…

Me siga no Twitter

{check english version}

Obrigado aos leitores Fernando, Pedro, Renata e Antonin.

--

--

Mathieu Le Roux
Codando by Le Wagon

cofounder of Le Wagon Brasil, helping people take back control of their lives.