Como estudar melhor uma tecnologia? "O que? Por que? Como? Quando?"

Rodrigo Vianna Calixto de Oliveira
CodandoTV
Published in
5 min readMay 10, 2022

Quando converso com pessoas na nossa área para troca experiências sobre algum ponto ou até opinião sobre algum tema específico, um tema que acaba sempre levantado são as formas de estudo para ter aprendido aquele conteúdo e eu vou trazer o que eu faço para me aprofundar tecnicamente sobre alguma tecnologia. Com isso, trago neste artigo as 4 maneiras que utilizo para me aprofundar tecnicamente sobre alguma tecnologia.

Antes de tudo, quero deixar claro que não estou querendo falar que essa é a melhor forma para se estudar. É apenas mais uma ferramenta para a sua caixa de ferramentas, para você utilizar.

Eu procuro dividir em 4 partes separadas por cada objetivo e nível diferente.

O que?

Inicialmente quando estamos fazendo algo para entregar ou simplesmente estudando de maneira superficial para ficar antenado ou para saber a existência de algum assunto só para não ficar desatualizado, o primeiro ponto é saber "o que" é que você está mexendo, por exemplo:

Vou estudar uma nova tecnologia de Injeção de dependência, o que é ela/o que ela faz/o que ela precisa para usar/o que fazer com ela no projeto /o que eu preciso usar.

Isso ajuda a dimensionar sua necessidade, pode ter cenários em que você só precise ficar até aqui e saber o que fazer até porque não estou falando que é um problema você não se aprofundar nos temas, existe situações que você só precisar saber "o que" fazer e usar um ou dois ou até três métodos e esta tudo bem esse nível já é o suficiente.

Por quê?

Neste ponto, você começa a querer questionar o porquê de usar alguma tecnologia, entender se de fato ela vai suprir suas necessidades de uso. Verificar até muitas vezes porque as pessoas tem usado no mercado se tem algumas limitações, e todas as duvidas relacionadas a implementação dela no uso apenas. Sendo esse cenário digamos é aonde a maioria das pessoas costumam parar até porque também não viram ou não precisaram ir mais além disso.

Como?

Aqui começa a entrar num mundo sem volta onde você quer saber como funcionam as coisas e não apenas utilizar alguma biblioteca ou tecnologia e sim como aquilo foi feito até chegar no ponto de você usa-la. Eu comentei acima que é um caminho sem volta que dependendo da situação da tecnologia que você esta implementando ou estudando você começa a ver todas as classes do projeto, começa a ler a documentação implementada dentro de cada método, começa a querer fazer playground curtos com a finalidade de apenas fazer testes de cenários para explorar ainda mais o comportamento daquilo, devido a isso acabando ajudando a resolver possíveis bugs de maneira mais rápida, não que o estado de porque não te ajude a resolver bugs, porém existem bugs que você resolve e outros que você consegue entender porque aconteceu aquilo baseado no como funcionam para posteriormente corrigi-lo ou até ir cirurgicamente direto ao ponto.

E para ajudar você a buscar o Como? de algumas bibliotecas de maneira mais fácil eu vou passar algumas dicas de funcionalidades do github que vão te ajuda na navegação:

  1. No github tem uma funcionalidade que abre um studio que ajuda a visualização do projeto.
imagem ilustrativa de um repositório pessoal

Para usar, existem dois caminhos, digite apenas . no seu browser, ou mude a url que é por exemplo https://github.com/rviannaoliveira/DynamicView para https://github.dev/rviannaoliveira/DynamicView isso fará funcionar esse tipo de visualização que facilita a navegação.

2. Buscar arquivo para visualização indo no botão Open to File

imagem ilustrativa de um repositório pessoal
imagem ilustrativa de um repositório pessoal

3. Buscar por alguma palavra chave

imagem ilustrativa de um repositório pessoal

Quando?

Esse último item é o mais complicado entre todos eles e com certeza o ponto mais alto da conclusão do seu aprendizado até por ser um pouco subjetivo e também não é um requisito ter que passar pelo Como? para chegar até aqui. Isso se vale mais pela experiência/frequência/auto-questionamentos do uso para poder captar o momento de quando usar ou chegar o mais próximo de quando possível.

Quem nunca, aprendeu algo e quis utilizar várias vezes por simplesmente estar empolgado pelo uso ou por ser algo novo e quer colocar em prática?

É normal com que as pessoas queiram utilizar algo que aprendeu e até utilizar em tudo que vê por achar melhor, mas o objetivo disso é você se auto questionar para conseguir dosar uma das frases mais famosas no desenvolvimento "Não existe bala de prata" parece ser tão óbvio, porém é o problema que todos nos estamos sujeitos…Quem já teve algum colega que fazia uma solução com um pouco mais de recursos não conseguindo dosar o quando ao usar as coisas e até nos mesmo?

Então esse último objetivo é fazer só uma reflexão, pois não tem uma receita certa e sim, quanto mais você se aprofundar em algo e mais utilizar em cenários distintos aumentará a probabilidade que questionamentos próprios virão e você conseguirá pensar com maior precisão do quando usar as coisas.

Fechamento

Bom gente, era essa minha experiência que gostaria de compartilhar, e caso queira ver mais compartilhamentos não só meu, mas também de outras pessoas se inscreva no meu canal lá fazemos discussões e trazemos muitos pontos de tecnologia que pode ajudar a você!

Queria deixar um ponto te atenção que não existe uma verdade ou maneira absoluta e sim a melhor maneira que adeque a você! Só estou apenas mostrando uma forma de que quando preciso me aprofundar em algo eu tento me responder o mais próximo possível essas 4 perguntas.

E qual é a forma de você fazer isso? Deixe nos comentários!

Agradeço e se tiver qualquer feedback, deixa ai nos comentários ou entre em contato comigo no LinkedIn ou https://flow.page/rviannaoliveira.

--

--