Oi!

Cássia Moreira
Code by Cassia
Published in
3 min readAug 17, 2017

Bem vindo(a)!

Sou desenvolvedora há alguns anos e pelo meu caminho, fui encontrando ótimos desenvolvedores (tive poucas experiências com mulheres programadoras… na verdade apenas uma, que por sinal é sensacional), e comecei a perceber que eles sempre sabiam embasar suas opiniões citando artigos, livros, posts, blogs, com muito conteúdo de referência , com uma bagagem teórica e prática muito grande, gerando aquela mega admiração.

Percebi que , além de precisar de muito mais “mão na massa”, passei a sentir falta de teorias e porquês das coisas, para pode argumentar mais do que simplesmente um “não pareceu bom”, “isto me parece errado” ou um “vamos usar isto porque o mercado está usando”. Então, decidi criar posts à respeito das coisas que quero e que estou estudando. É uma forma de reforçar esse aprendizado, complementá-lo e que pode, de alguma maneira auxiliar outras pessoas que estão passando por esse processo também!

Momento da virada

Além da necessidade de ter um conhecimento mais profundo, uma grande virada na minha vida me fez ter ainda mais o sentimento de precisar estudar MUITO.

Minha experiência profissional por muito tempo ficou limitada à C# + Windows Forms, num projeto legadão que me deixou super acomodada com o meu nível de conhecimento… Aí a crise chegou e eu tive que olhar o mercado novamente, e como não queria viver mais aquela realidade, pensei que era o momento para experimentar novos caminhos e mudar o direcionamento de minha carreira, procurando coisas mais modernas, tecnologias emergentes, empresas com mindset mais flexíveis, e foi aí que…

WTF???

Um monte de tecnologias novas, conceitos, frameworks, etc, caíram sobre minha cabeça!!! Olhar para os anúncios de vagas e perceber o déficit de conhecimento que eu tinha, era assustador :( !

O primeiro passo que dei foi começar a participar de meetups e eventos de Javascript, afim de conhecer a comunidade e seu momento, para decidir se esta seria a linguagem que eu daria foco nessa nova etapa, e em pouco tempo já estava encantada e estudando em casa para poder me aplicar em vagas para desenvolvedor Javascript Backend, isto é Nodejs =D — muito amor — !!!!

Foi aí que comecei a reconhecer o valor do compartilhamento do conhecimento! Foram tantos meetups, eventos, bate-papos, onde nas primeiras vezes não entendia nada, e com o tempo as coisas iam fazendo mais sentido, que naturalmente foi crescendo em mim a vontade de também participar deste movimento, de compartilhar conhecimentos, histórias, experiências, de poder repassar um pouco do que aprendi…

Então, estou aqui montando este espaço para compartilhar todos os meus aprendizados e torcendo que eles sejam tão úteis para você quanto são para mim!

Agora bora fazer! Bjos

--

--