Code Club 1ª Igreja Batista em Trindade, de São Gonçalo: criatividade, mão na massa e dedicação!

Erika Yamauti
Code Club Brasil
Published in
4 min readOct 15, 2019

Muita motivação, trabalho em equipe e dedicação, tudo em prol do desenvolvimento da autonomia, da criatividade e das habilidades das crianças! O arquiteto de sistemas, educador e voluntário Wesdras Alves lidera o Code Club Primeira Igreja Batista em Trindade, localizado em São Gonçalo, e contou pra gente um pouquinho da rotina desse projeto super bacana!

CCBR: Como funciona o seu Code Club? Como começaram?
O nosso Code Club funciona seguindo o padrão sugerido pelo Code Club, sendo 1 hora de aula por semana e 6 aulas por módulo. Ao término de cada módulo, fazermos uma formatura para entrega de certificado. Temos 4 turmas que acontecem às segundas e sextas, no horário das 19:00 às 20:00 e das 20:00 às 21:00, com 6 computadores e 12 crianças por turma. Já atendemos cerca de 50 alunos!

Wesdras Alves (1º à esquerda, de camiseta vermelha), com alunos e voluntários do Code Club Primeira Igreja Batista em Trindade

O nosso método de ensino funciona da seguinte forma: começamos explicando o que será feito na aula, mostro o trabalho pronto e funcionando, explico os conceitos que aprenderemos com a o desenvolvimento daquela tarefa e por fim peço para eles abrirem o Scratch e o arquivo com o passo a passo, para eles irem lendo e fazendo o trabalho, e caso tenham dúvida, basta levantar a mão para que um dos voluntários ajude com as dificuldades. Aplicamos os módulos Scratch 1 e 2, atendendo crianças de 7 a 11 anos, desde março de 2019.

Os alunos estão craques e já deram até entrevista para a televisão!
Os alunos estão craques e já deram até entrevista para a televisão!

CCBR: Qual o feedback das crianças no começo das aulas?
As crianças normalmente ficam com muitas dúvidas na primeira aula, pois é quando explicamos como será o método de aprendizado e apresentamos a ferramenta scratch, porém a cada aula que temos, elas ficam mais empolgadas! Durante as aulas incentivamos os alunos a tentar alterar e melhorar os projetos, colocando em prática os conceitos aprendidos no clube, incentivando assim a criação de projetos próprios. Recebo o feedback de responsáveis, e eles contam que as crianças falam a todo tempo sobre o que aprenderam e que ficam ansiosas pelas próximas aulas, e estão tentando criar seus próprios jogos e animações!

CCBR: Voluntários podem participar do projeto? Como entrar em contato?
Atualmente estamos com 6 voluntários ajudando as crianças e tirando dúvidas sobre o uso do Scratch. Aos poucos vou dando oportunidade aos voluntários para que eles façam a introdução das aulas, assim podem ganhar mais confiança e experiência para ficarem a frente de turmas sozinhos ou até mesmo abrir um novo Club!

Atualmente não estamos abertos a mais voluntários nas aulas, pois como nosso espaço é pequeno e temos apenas 4 turmas, o número de voluntários já é ideal. Temos mais interessados em participar, porém pela falta de espaço e falta de tempo da minha parte de abrir outras turmas em outros horários, não conseguimos encaixar essas pessoas ainda; estamos estudando a possibilidade de aumentar o projeto, criando turmas em outros horários.

O momento muito especial da Formatura dos alunos, realizada com presença dos familiares e amigos!

CCBR: Existem outras formas de ajudar ou apoiar vocês?
Sim, vejo que tenho uma certa dificuldade ainda na parte pedagógica, sou um profissional extremamente técnico, porém apaixonado por ensinar. Tenho a vontade de criar um material de Robótica usando Raspberry + Scratch para as crianças, porém tenho essa dificuldade pedagógica, de como adaptar ou criar esse material para eles.

O mesmo acontece com adolescentes: gostaria de adaptar as aulas, de modo que seja atrativo para essa faixa etária, mas não sei como fazer. Então, uma pessoa que conseguisse fazer essas adaptações no material que já temos seria de grande ajuda!

Também percebo que preciso explicar melhor a importância de estarem ali aprendendo a programar, que não é para serem programadores e trabalhar nesta área apenas, mas sim para que esse conhecimento seja usado por eles durante suas vidas; sinto que tenho uma certa dificuldade em explicar isso e mostrar essa importância. Então se tivesse uma ajuda pedagógica, que possa me orientar como melhorar a forma de ensinar, ou até dicas de onde encontrar um bom material para estudar e melhorar essa parte, já seria de grande ajuda e contribuiria bastante para o desenvolvimento do projeto!

Projeto será ampliado e atenderá também uma turma com adolescentes da Comunidade do Salgueiro

CCBR: Você já tinha experiência na área?
Sim, já trabalho com desenvolvimento de sistemas desde 2006. Já ministrei cursos de desenvolvimento para profissionais da área de Tecnologia, e cursos para jovens e adolescentes sobre informática básica, Word, Excel e redes. Sou um profissional com bastante experiência técnica. Hoje trabalho como arquiteto de sistema, tenho uma posição de gerente também, na qual lidero algumas pessoas na empresa que trabalho.

CCBR: Na sua opinião, qual a importância do trabalho do Code Club para a educação das crianças?
Creio que o Code Club contribui muito na construção do raciocínio lógico, estimula o processo criativo da criança, contribui para a o desenvolvimento da autoaprendizagem, já que elas desenvolvem os projetos a partir das informações que obtém do material oferecido: eu e os voluntários somos apenas mediadores nesse processo!

Objetivo de Wesdras é ampliar o trabalho do Code Club e inspirar mais crianças e adolescentes!

--

--

Erika Yamauti
Code Club Brasil

Journalist, marketing and event specialist, discovering the living Japan in Brazil.