Como é ser voluntário no Code Club
Code Club é uma rede mundial de voluntários para ensinar programação para crianças e antes de falar mais sobre o projeto, eu preciso falar um pouco sobre a minha história.
Não tive contato com computadores cedo. Com cerca de 9 anos da minha idade já era comum computador na maioria das casas, mas eu não pude ter esse privilégio.
Tive o primeiro contato direto em um curso de informática básica numa igreja perto de onde morava. Minha memória não é nada boa, mas neste caso lembro que na primeira aula eu aprendi o que era barra de tarefas, menu iniciar, como mudar o horário do Windows, como abrir um programa que estava na Área de trabalho e o que era Área de trabalho. Fiquei encantando com o "poder" que eu tinha em mãos, fantasiava pensando como aquela máquina bege funcionava.
Aquele pequeno curso foi oferecido pela igreja e era ministrado por um voluntário. Deve ter durado 3 meses e para mim foi um evento marcante. A partir daquele momento eu fiquei mais curioso sobre computadores e felizmente meu tio me pagou um curso de informática. Desta vez, eu iria aprender mais a fundo o Windows somado com o pacote Office 😮.
Tempos depois tive o meu primeiro computador, estrava na internet discada que também já não era comum na época, mas era o que tinha. Ficava viajando em tentar entender como as páginas eram estruturadas através dos links, no passado usando o Internet Explorer, quando se clicava em algum link ficava uma linha pontilhada em volta dele. Aquilo me dava uma noção de como os elementos eram montados na página. Comecei a estudar sozinho em casa HTML & CSS até conseguir fazer um curso de "Web Design" — pago novamente pelo meu tio ❤️. Neste curso aprendi o pacote Adobe com Fireworks, Dreamweaver, Flash, Photoshop e InDesign. Me sentia novamente muito empolgado, porque agora eu já possuía o conhecimento de como montar uma página.
Assim como a maioria das pessoas que converso e que iniciou na computação, eu fui estudando por conta. Cada dia descobria uma coisa nova e fui crescendo cada vez mais. O que eu falo é que tive sorte de descobrir o que gosto cedo e foi através de uma oportunidade que isso foi possível.
E é mais sobre isso que quero falar: OPORTUNIDADE
Se não fosse aquele voluntário dando as primeiras aulas, eu iria demorar um pouco mais para conhecer este mundo, na época eu não tinha objetivos e acredito que não era pra ter mesmo (9 anos de idade). Mas ali foi plantado uma semente sobre computadores que permanece até hoje.
Sendo voluntário no Code Club o que quero dar a crianças é uma oportunidade, uma oportunidade de conhecer a programação, computação. Quero criar a oportunidade de uma nova descoberta, onde as crianças possam utilizar a sua imensa criatividade em algo que façam elas se desenvolverem. Não sendo apenas um jogador e sim o criador de seus próprios jogos.
Toda a iniciativa do Code Club vai totalmente de encontro a esta ideia, lá crianças de ~7–11 anos podem ter a oportunidade de aprender programação através da criação de jogos. Me apaixonei pelo projeto e estou a um pouco mais de 1 ano participando ativamente como voluntário. Meu papel no momento é ajudar toda a Equipe De Tradução a traduzir e revisar os as aulas e outros materiais que recebemos. É um trabalho mais 'back-stage" pois não tenho contato direto com os catarrentos 😂 mas sei o impacto que estamos criando e as oportunidades que estamos gerando.
Dedicar um tempo ao projeto não é uma tarefa fácil, ser voluntário é algo que precisa de tempo e dedicação mas a recompensa em saber que você pode criar oportunidade é gigante!
Caso queira saber mais sobre o projeto acesse o site codeclubbrasil.org.br dedique uma hora da sua semana ou mês para ser um voluntário