Como é ser voluntário no Code Club

Erik Henrique
Jul 30, 2017 · 4 min read

é uma rede mundial de voluntários para ensinar programação para crianças e antes de falar mais sobre o projeto, eu preciso falar um pouco sobre a minha história.

Não tive contato com computadores cedo. Com cerca de 9 anos da minha idade já era comum computador na maioria das casas, mas eu não pude ter esse privilégio.
Tive o primeiro contato direto em um curso de informática básica numa igreja perto de onde morava. Minha memória não é nada boa, mas neste caso lembro que na primeira aula eu aprendi o que era barra de tarefas, menu iniciar, como mudar o horário do Windows, como abrir um programa que estava na Área de trabalho e o que era Área de trabalho. Fiquei encantando com o "poder" que eu tinha em mãos, fantasiava pensando como aquela máquina bege funcionava.
Aquele pequeno curso foi oferecido pela igreja e era ministrado por um voluntário. Deve ter durado 3 meses e para mim foi um evento marcante. A partir daquele momento eu fiquei mais curioso sobre computadores e felizmente meu tio me pagou um curso de informática. Desta vez, eu iria aprender mais a fundo o Windows somado com o pacote Office 😮.

Tempos depois tive o meu primeiro computador, estrava na internet discada que também já não era comum na época, mas era o que tinha. Ficava viajando em tentar entender como as páginas eram estruturadas através dos links, no passado usando o Internet Explorer, quando se clicava em algum link ficava uma linha pontilhada em volta dele. Aquilo me dava uma noção de como os elementos eram montados na página. Comecei a estudar sozinho em casa HTML & CSS até conseguir fazer um curso de "Web Design" — pago novamente pelo meu tio ❤️. Neste curso aprendi o pacote Adobe com Fireworks, Dreamweaver, Flash, Photoshop e InDesign. Me sentia novamente muito empolgado, porque agora eu já possuía o conhecimento de como montar uma página.

Assim como a maioria das pessoas que converso e que iniciou na computação, eu fui estudando por conta. Cada dia descobria uma coisa nova e fui crescendo cada vez mais. O que eu falo é que tive sorte de descobrir o que gosto cedo e foi através de uma oportunidade que isso foi possível.

E é mais sobre isso que quero falar: OPORTUNIDADE

Se não fosse aquele voluntário dando as primeiras aulas, eu iria demorar um pouco mais para conhecer este mundo, na época eu não tinha objetivos e acredito que não era pra ter mesmo (9 anos de idade). Mas ali foi plantado uma semente sobre computadores que permanece até hoje.

Sendo voluntário no Code Club o que quero dar a crianças é uma oportunidade, uma oportunidade de conhecer a programação, computação. Quero criar a oportunidade de uma nova descoberta, onde as crianças possam utilizar a sua imensa criatividade em algo que façam elas se desenvolverem. Não sendo apenas um jogador e sim o criador de seus próprios jogos.

Toda a iniciativa do Code Club vai totalmente de encontro a esta ideia, lá crianças de ~7–11 anos podem ter a oportunidade de aprender programação através da criação de jogos. Me apaixonei pelo projeto e estou a um pouco mais de 1 ano participando ativamente como voluntário. Meu papel no momento é ajudar toda a Equipe De Tradução a traduzir e revisar os as aulas e outros materiais que recebemos. É um trabalho mais 'back-stage" pois não tenho contato direto com os catarrentos 😂 mas sei o impacto que estamos criando e as oportunidades que estamos gerando.

Dedicar um tempo ao projeto não é uma tarefa fácil, ser voluntário é algo que precisa de tempo e dedicação mas a recompensa em saber que você pode criar oportunidade é gigante!

Caso queira saber mais sobre o projeto acesse o site dedique uma hora da sua semana ou mês para ser um voluntário

Code Club Brasil

Uma rede mundial de programação para crianças mantida por voluntários.

Erik Henrique

Written by

Desenvolvedor web.

Code Club Brasil

Uma rede mundial de programação para crianças mantida por voluntários.