Como trabalhar de qualquer lugar

Dicas para conseguir trabalhar remotamente em qualquer ambiente, sem frustração

Henrique Custódia
Code Dimension
Published in
3 min readDec 30, 2021

--

Bom, aqui estou eu, em uma cafeteria, enquanto meu apartamento é virado do avesso pela faxineira que chamo eventualmente.

Não é a primeira vez que trabalho fora de casa, afinal já são 5 anos nessa vida home-office (bem antes da pandemia pensar em existir).

Conforme o tempo vai passando, a gente vai notando o que funciona e o que não, nessa rotina totalmente independente.

Bem, trabalhar em casa é ok, certo? Não tem muito segredo: você cria um cantinho aconchegante, silencioso, organizado, e fica lá o dia todo fazendo suas tarefas diárias. Mas, e como seria trabalhar em um lugar totalmente aleatório, que você não é muito acostumado?

Muita gente me pergunta como é essa experiência, e eu quero compartilhar um pouco aqui o que aprendi nesses anos todos.

Trabalhe em um lugar que você já conheça

Claro, quando digo “já conheça” seria um lugar que você, pelo menos, já ouviu falar. Não dá pra conhecer todos os lugares legais por aí (a menos que você seja um nômade com uma kombi hipster viajando o mundo)(inclusive, um sonho né).

Mas voltando a realidade. Procure informações sobre o lugar que você vai passar o dia. Tente ir ao local que você deseja ficar, quando estiver de bobeira no fim de semana, ou pergunte pelo instagram como é o ambiente, por exemplo.

Além disso, existem alguns pontos chaves que você nunca deve deixar de lado para não afetar sua rotina de entregas:

Ambiente com mesa e cadeiras confortáveis

É indispensável um local confortável para trabalhar.

Eu sei, nenhum lugar é como nosso lar, mas, pelo menos tem que ser aconchegante, para você não ficar contando os minutos para ir embora.

Uma mesa larga, com espaço para notebook, mouse, e um mocaccino (eu sei que você vai pedir rs), vai fazer total diferença no seu dia.

Uma cadeira que deixe sua coluna ereta também é ótimo, vai evitar que no final do dia você saia com as costas estralando, desejando nunca mais abandonar sua cadeira gamer tão amada.

Tomada por perto

Tem muito lugar por aí com mesas e cadeiras top, mas sem uma tomadinha por perto. Pois é, nada é perfeito né. E esse é um detalhe crucial meu jovem, tem que ter uma tomada praticamente colada a mesa pra que você não tenha dificuldades de carregar seu pc.

Silêncio, por favor!

Tá aí um ponto que até hoje eu sempre tive problemas: silêncio.

Cafeterias geralmente tem muitas pessoas, e isso naturalmente gera barulhos, ruídos, conversas paralelas que você não consegue nem entender se é português, mandarim, algum dialeto desconhecido do Brasil, por chegar no seu ouvido apenas como um embolado de palavras e sons. É, mas tem formas de evitar isso.

Procure um lugarzinho distante de portas, estradas e corredores. Também é legal entender o fluxo de pessoas em cada horário. Por exemplo, a tarde geralmente tem mais pessoas que de manhã em uma cafeteria. Se você puder investir em um fone de ouvido com isolamento, ótimo, faça isso sem nem pestanejar! Silêncio é a oitava maravilha do mundo (é verdade esse bilete).

Ambiente sem distrações

Um ambiente sem pessoas caminhando pra lá e pra cá ajuda bastante no foco. Então, semelhante a dica anterior, procure um lugar sem muita movimentação, de preferência de frente para uma parede ou vidraça, deixando os vultos de pessoas se mexendo, atrás de você.

E a última, mas não menos importante, a iluminação!

Sim, esse é um ponto bem importante. Imagina só, você tá lá bem feliz, achou um lugar vazio, lá no horizonte do local, e aí, vai caminhando em direção ao achado, bem alegre, e, quando senta e abre o notebook, nota que tem uma janelona atrás de você fazendo com a tela do seu pc pareça um buraco negro de tão escura que ela fica! Frustrante, não? Pois é, depois de um tempo você acaba já sabendo de longe onde dá, ou não, de usar seu notebook. Mas fica aí a dica. Afinal, sábio é quem aprende com o erro dos outros, né?

Por hoje é isso, pessoal! Espero que tenham achado proveitoso essas dicas.

Não deixem de dar aquele clapzinho no post e compartilhar com aquele seu colega que sempre fala que vai trabalhar de um lugar maneiro, mas tá sempre enrolando quando você convida pra se aventurar (rs).

Até mais :)

--

--