Mais um blog pra falar de produto

Só que queremos mais do que só “postzinhos” na internet.

Mateus Villain
Code Dimension
Published in
4 min readAug 2, 2021

--

O ano é 2021. Vários profissionais da área de construção de produto digital tentam influenciar novas pessoas, fazendo posts de dicas no Instagram, escrevendo textões enormes no Linkedin ou vendendo cursos no Hotmart. Num geral, pessoas tentando ser influencers, querendo alcançar algo que ainda não sei dizer bem o que é, mas um dia vamos descobrir.

E esse blog? Bom, é também mais um blog pra falar de produto, igual a gente vê por aí pelo Medium, ou por vários outros lugares. Só que a motivação aqui é mais do que juntar várias cabeças iniciantes e despejar conteúdo aos montes. Evoluímos bastante até chegar aqui. Construímos e reconstruímos, abraçamos e abandonamos, e agora você está lendo esse texto que até então não está fazendo tanto sentido. Ok, então vamos lá.

A Code Dimension

Esse projeto nasceu com um propósito, que no fim foi alterado, refinado, muitas vezes abandonado, e voltou ao seu propósito inicial.

Henrique Custódia é a cabeça por trás disso tudo. Em 2015 ele tinha um nome, um logotipo, e alguns posts voltados especificamente ao universo dos front-ends. Era pra ser isso no começo, até que nossa amizade apareceu, e eu como designer, e ele como programador, queríamos construir algo juntos que servisse bem aos usuários. O resultado foi transformar o blogzinho em uma empresa que constrói sites. Conseguimos alguns clientes no começo (e algumas dores de cabeça também), mas pelo fato de trabalharmos para uma outra empresa, e ainda querendo alavancar esse projeto, fazia com que isso tudo fosse muito, mas muito difícil mesmo, e largar o emprego não era bem uma opção, até porquê nenhum de nós dois tinha experiência com negócios, vendas, e todo tipo de burocracia.

A gente sonhava tanto, que chegamos até mesmo a comprar o domínio “codedimension.com.br” por 10 anos. Estávamos numa vibe enorme de usar boa tecnologia junto com um bom design, e assim criar sites muito melhores do que as empresas da nossa região faziam. Parecia mais fácil quando a gente sonhava com o futuro. Depois de um tempo, abandonamos a ideia. O site ficou parado no ar, sem utilidade alguma, e a dimensão do código parecia que tinha sido engolida por um buraco negro.

Pré-visualização do antigo site da Code Dimension. Na legenda da imagem diz: “nosso famigerado e falido website”.
Nosso famigerado (e falido) website.

A vontade de voltar com o projeto nunca tinha morrido, o problema era no que iriamos transformar (novamente) a Code Dimension, e como teríamos tempo para isso. Acho que se você está lendo isso, provavelmente já percebeu que voltamos, e que vamos produzir conteúdo.

Vamos fazer uma comunidade

Isso foi o que dissemos quando decidimos voltar com a Code Dimension. Já tem muita empresa por aí produzindo sites. O mercado tá bem saturado disso, mas uma coisa motivava a gente. Na nossa região, não tem tanta comunidade para nós, e menos ainda qualquer forma de familiarização do desenvolvedor com o designer. E essa é uma cultura que ainda existe em muitas empresas. É quase como uma briga de cães e gatos, e nenhum dos dois lados vai vencer isso. Criar uma comunidade era o melhor.

Aí abandonamos a ideia novamente.

A gente tinha mais vontade do que tempo, mas apesar de toda essa vontade, talvez não quiséssemos tanto como imaginávamos que queríamos. E hoje, eu vejo isso como algo muito comum entre várias pessoas, que querem empreender, criar algo, serem seus próprios chefes, cheios de vontade, mas ao mesmo tempo, querendo tão pouco. Um pouco de preguiça das nossas partes? Com certeza. Mas se tudo fosse tão fácil, a vida não teria graça, e a palavra “desafio” não existiria.

Mas não deixamos a chama apagar. Vamos resetar tudo, e voltar lá pra ideia inicial. Compartilhar conteúdo, mas dessa vez, não só de front-end. Podemos englobar mais formatos de programação? Com certeza. Design? Totalmente sim. Mais do que isso? Seria incrível. Um lugar, como um centro de conteúdos, não só pra quem está começando, mas pra quem já é “macaco velho” também, afinal, a gente nunca para de estudar, e quando se trata de assuntos que gostamos, o apetite pelo estudo é ainda maior.

A estrada até aqui

Essa é a nossa história. Duas pessoas bem ansiosas para criar algo, falhando como muitos, mas não é uma falha para se envergonhar. É uma falha para tomar como aprendizado, e lembrar ainda que desistir por completo não deve ser uma opção.

E toda essa dimensão vai abranger conteúdos que você quer ler, conteúdos que você não vai querer ler, e conteúdos que você nem sabia que ia querer ler. Tudo isso é uma comunidade, e da mesma forma que O Jogo (você perdeu), você já faz parte dela. Quer conversar? Bora marcar um café, nem que seja um café online. Quer escrever? Seria o máximo se você pudesse compartilhar conhecimento, independente do nível. E contem com a comunidade, sempre.

Bem-vindos a Code Dimension.

--

--

Mateus Villain
Code Dimension

Product designer, instrutor de UX na Alura, pro player de Figma e especialista em Harry Potter.