Alinhamento com CSS — Centralizar é Sempre um Saco

Se tem algo que eu dificilmente consigo fazer sem consultar o Stack Overflow é centralizar os elementos do meu projeto usando CSS. Há milhares de jeitos diferentes de se fazer, dependendo de outros milhares de fatores diferentes. É sempre uma dor de cabeça…

Não seria bacana se houvesse uma maneira de você dar as condições dos elementos que você quer centralizar e o código fosse gerado magicamente? Pois bem… essa ferramenta existe e se chama How to Center in CSS.

Será o final das nossas dores com CSS?

O site How to Center in CSS, desenvolvimento pelo engenheiro de software Oliver Zheng, tem como proposta ajudar os desenvolvedores a centralizar os elementos (verticalmente, horizontalmente, etc) dos seus projetos. A ideia é bem simples: você informa qual o tipo do conteúdo que deseja centralizar (texto ou uma div), suas dimensões (altura e comprimento), qual alinhamento (centro, direita, esquerda) e o que considero o principal, para qual versão do IE você deseja dar suporte. Feito isso, basta clicar no botão “Generate Code”.

Página principal do How to center in CSS

O código então é gerado e você pode copiá-lo para dentro do seu projeto. Bem simples, né? Por exemplo, para centralizar (verticalmente e horizontalmente) uma div de dimensão desconhecida, sem suporte ao IE, o código gerado foi esse:

Para fazer o mesmo dando suporte ao IE6, por exemplo, o código gerado é outro:

Conclusão

Sem dúvidas há casos em que esta ferramenta não ajudará, mas para a maior parte dos casos ela será uma grande mão na roda. E você? Também tem dificuldades para centralizar elementos? Compartilhe com a gente nos comentários a sua experiência!


Veja também a versão em vídeo!

Fizemos uma versão em vídeo também! Se curtir, se inscreva no nosso canal!

Gostou? Recomende 👏 este artigo , comente, acompanhe nossa publicação e compartilhe!
Siga nossa publicação e não perca os próximos artigos! http://www.codeprestige.com.br — Facebook, Twitter, Youtube
One clap, two clap, three clap, forty?

By clapping more or less, you can signal to us which stories really stand out.