Aprenda JavaScript jogando JSRobot

Hoje gostaria de dar uma dica bem divertida para quem está começando a aprender a linguagem JavaScript. Se trata do jogo JSRobot.

A premissa é bem simples: você controla os movimentos de um robozinho e precisa coletar as moedas e chegar até o final da fase sem morrer. Para isso, é oferecido ao jogador uma série de métodos e atributos que quando chamados, refletem em ações do robozinho. Por exemplo, se eu digito no console robot.move(10), ele se move para a direita.

Comando move() para o JSRobot

Como é possível ver na imagem, há quatro abas de informações para o jogador:

  1. Instructions: Aqui é onde fica a parte teórica de todo o jogo. Para cada fase, ele explica um conceito do JavaScript (loop, if-else, etc) e como utilizá-lo no robô. As instruções são importantes para que o jogador consiga chegar até o final.
  2. Script: Esta seção oferece ao jogador dois métodos: init() e loop(). O primeiro, como o próprio nome já indica, é executado toda vez que a fase é iniciada. O segundo método, é executado a cada ciclo do robô. A ideia é que o jogador adapte o seu código dentro destes métodos para que o robô consiga alcançar o final.
  3. Console: O console funciona como área de testes para o jogador. Lá ele pode executar os métodos para ver os seus resultados.
  4. Properties: Nesta aba, o jogador encontra todas as informações relevantes sobre o seu robô. Dados como: quantidade de vida, moedas coletadas, métodos disponíveis, posição x, posição y, etc. Elas podem ser usadas no código que comanda o robô.

O jogo está em inglês e conta atualmente com 6 fases, mas outras novas estão por vir. O seu desenvolvimento é todo obra do desenvolvedor inglês Reaal Khalil. O projeto também está disponível no GitHub.

E você, conhece mais algum jogo para aprender programação? Deixa ai nos comentários!


Gostou? Recomende 👏 este artigo , comente, acompanhe nossa publicação e compartilhe!
Siga nossa publicação e não perca os próximos artigos! http://www.codeprestige.com.br — Facebook, Twitter, Youtube
Like what you read? Give Diego Martins de Pinho a round of applause.

From a quick cheer to a standing ovation, clap to show how much you enjoyed this story.