Bootstrap 4 — Ele finalmente chegou!

Diego Martins de Pinho
Code Prestige
Published in
3 min readApr 2, 2018

No início do mês de Março fomos surpreendidos com o tão esperado lançamento da versão 4.0 da biblioteca HTML, CSS e JavaScript mais famosa do mundo, o Bootstrap.

A biblioteca — que possui incríveis 123 mil estrelas no GitHub — se consagrou como a ferramenta favorita dos desenvolvedores front-end por trazer uma série de facilidades no que diz em relação a responsividade, efeitos, transições e construção de layouts em geral. O que antes era complicado de se fazer, se tornou fácil e prático, não só para quem já entendia do assunto, mas para qualquer leigo. Bastava entender o conceito do sistema de grades, como usar os componentes, e pronto. Já dava pra sair com o seu site responsivo em poucas horas de trabalho.

Os tempos mudaram e muitas tecnologias surgiram, como a especificação do Flexbox e CSS Grid que trata muitos dos problemas que o Bootstrap se propõe a resolver (te convido a ler uma reflexão completa sobre este assunto no meu artigo “Será que o Bootstrap ainda é relevante?” publicado no portal iMasters). No entanto, apesar disso, o Bootstrap ainda é uma biblioteca sólida no mercado e sua nova versão está cheia de novidades bacanas.

As novidades do Bootstrap 4

Para compactar da melhor maneira as novidades desta nova versão, nós da Code Prestige em parceria com o Reinaldo Silotto do portal TekZoom, montamos o e-book gratuito Tudo o que você precisa saber sobre o Bootstrap 4.

O Bootstrap não vai embora tão cedo!

O e-book contém mais de 15 páginas e conta os detalhes sobre cada uma das mudanças da nova versão, desde as alterações no sistema de grades, a implementação dos componentes utilizando o Flexbox, até as depreciações dos Glyphicons e afins.

Uma boa notícia é que não há quebra de compatibilidade, ou seja, você conseguirá migrar seus projetos do Bootstrap 3 para o 4 sem grandes dores de cabeça.

O e-book está disponível aqui.

Versão em vídeo

Se você quiser saber um pouco mais sobre o Bootstrap 4 e de quebra como usar o BuildBootstrap para construir o esqueleto dos seus layouts, confiram o vídeo abaixo do TekZoom:

Conclusão

Esperamos que gostem!

Por fim, fica o convite para que você também confira nossos outros e-books gratuitos sobre ES6, React e afins. Eles estão disponível aqui.

E como sempre, qualquer dúvida, basta citar nos comentários que ficaremos felizes em ajudar!

Referências

Gostou? Recomende 👏 este artigo e acompanhe nossa publicação para não perder os próximos conteúdos!

Siga nossa publicação e não perca os próximos artigos! http://www.codeprestige.com.brFacebook, Twitter, Youtube

--

--

Diego Martins de Pinho
Code Prestige

Professor de tecnologia, desenvolvedor de software e escritor