No início do mês de Março fomos surpreendidos com o tão esperado lançamento da versão 4.0 da biblioteca HTML, CSS e JavaScript mais famosa do mundo, o Bootstrap.

A biblioteca — que possui incríveis 123 mil estrelas no GitHub — se consagrou como a ferramenta favorita dos desenvolvedores front-end por trazer uma série de facilidades no que diz em relação a responsividade, efeitos, transições e construção de layouts em geral. O que antes era complicado de se fazer, se tornou fácil e prático, não só para quem já entendia do assunto, mas para qualquer leigo. Bastava entender o conceito do sistema de grades, como usar os componentes, e pronto. Já dava pra sair com o seu site responsivo em poucas horas de trabalho.

Os tempos mudaram e muitas tecnologias surgiram, como a especificação do Flexbox e CSS Grid que trata muitos dos problemas que o Bootstrap se propõe a resolver (te convido a ler uma reflexão completa sobre este assunto no meu artigo “Será que o Bootstrap ainda é relevante?” publicado no portal iMasters). No entanto, apesar disso, o Bootstrap ainda é uma biblioteca sólida no mercado e sua nova versão está cheia de novidades bacanas.

As novidades do Bootstrap 4

Para compactar da melhor maneira as novidades desta nova versão, nós da Code Prestige em parceria com o Reinaldo Silotto do portal TekZoom, montamos o e-book gratuito Tudo o que você precisa saber sobre o Bootstrap 4.

O Bootstrap não vai embora tão cedo!

O e-book contém mais de 15 páginas e conta os detalhes sobre cada uma das mudanças da nova versão, desde as alterações no sistema de grades, a implementação dos componentes utilizando o Flexbox, até as depreciações dos Glyphicons e afins.

Uma boa notícia é que não há quebra de compatibilidade, ou seja, você conseguirá migrar seus projetos do Bootstrap 3 para o 4 sem grandes dores de cabeça.

O e-book está disponível aqui.

Versão em vídeo

Se você quiser saber um pouco mais sobre o Bootstrap 4 e de quebra como usar o BuildBootstrap para construir o esqueleto dos seus layouts, confiram o vídeo abaixo do TekZoom:

Conclusão

Esperamos que gostem!

Por fim, fica o convite para que você também confira nossos outros e-books gratuitos sobre ES6, React e afins. Eles estão disponível aqui.

E como sempre, qualquer dúvida, basta citar nos comentários que ficaremos felizes em ajudar!

Referências


Gostou? Recomende 👏 este artigo e acompanhe nossa publicação para não perder os próximos conteúdos!

Siga nossa publicação e não perca os próximos artigos! http://www.codeprestige.com.brFacebook, Twitter, Youtube

Code Prestige

Artigos, notícias e dicas sobre o melhor da tecnologia

Diego Martins de Pinho

Written by

Desenvolvedor de Software, Fundador da CodePrestige e autor do livro ECMAScript 6 - Entre de cabeça no futuro do JavaScript

Code Prestige

Artigos, notícias e dicas sobre o melhor da tecnologia

Welcome to a place where words matter. On Medium, smart voices and original ideas take center stage - with no ads in sight. Watch
Follow all the topics you care about, and we’ll deliver the best stories for you to your homepage and inbox. Explore
Get unlimited access to the best stories on Medium — and support writers while you’re at it. Just $5/month. Upgrade