Como abrir a sua primeira loja na internet sem banco de dados nem backend

Diego Martins de Pinho
Code Prestige
Published in
4 min readNov 15, 2017
Hora de criar sua primeira loja na internet!

Um dos aspectos mais atraentes da internet é a possibilidade de quebrar barreiras físicas e alcançar pessoas de todo o país, ou melhor, de todo o mundo. E com essa quebra de barreiras, nada melhor que poder vender produtos para todo esse público.

O problema é que muitas pessoas não fazer a mínima ideia de como fazer isso. Muitas vezes são pessoas com pouca instrução (ou experiência na área) que apenas desejam abrir uma loja simples, mas se deparam com tecnologias e frameworks complexos (ou pior, serviços que cobram valores abusivos!).

Para resolver este problema, foi criado o projeto Simple Store. Desde sua criação em 2010, a ideia é facilitar ao máximo a construção de uma loja virtual, oferecendo as funcionalidades mais comuns: como carrinho, checkout, exposição de produtos etc. O ponto mais interessante desta biblioteca é que ela não usa nenhum tipo de banco de dados e nem qualquer tipo de backend. Ou seja, você pode subir sua loja em qualquer servidor web (UOL, Hostgator, GoDaddy, etc). Legal, né?

Parece estranho né? Mas na verdade é bem simples

“Mas então como tudo isso funciona?!” — Tenho certeza de que você deve estar se perguntando. O Simple Store é extensível através de plugins e cada um deles é responsável por trazer uma funcionalidade a loja. O armazenamento é feito através do localStorage do navegador e o pagamento através do PayPal (por padrão, mas é possível configurar outras opções). Tudo o que é necessário é inserir os seus dados de vendedor no arquivo de configuração e ele faz todo o trabalho.

Além do mais, há várias outras funcionalidades bacanas:

  • Layout responsivo
  • Cálculo de taxas
  • Produtos e subprodutos (por exemplo, tamanho de camiseta)
  • Múltiplas moedas (Euro, Real Brasileiro, Dólar, etc)
  • Integração com o Google Sheets

Vou mostrar rapidamente como montar sua loja. A demo oficial está neste link.

Como subir a loja e configurá-la localmente

1. O primeiro passo é baixar o zip neste link.

Repositório oficial do SimpleStore

2. Compacte o conteúdo dessa pasta e suba em um servidor local. Para isso, eu recomendo a utilização do http-server (confira esse vídeo para ver como é simples), mas qualquer um que suba um servidor serve. Você encontrará essa estrutura de arquivos:

Estrutura de arquivos

3. Por padrão, a loja já vem com alguns produtos e configurações para que você dê o pontapé inicial. Se você abrir o site no seu servidor local, verá que a loja está exatamente como na demo oficial.

A estrutura inicial da loja

4. Todo o visual da página pode ser modificado no arquivo index.html. O código está muito bem estruturado e cheio de comentários. Não tem segredo.

Arquivo index.html

5. Para alterar os produtos, acesse o arquivo products.json. Como qualquer JSON, você encontrará um grande mapa de chaves e valores. Para cada produto, podemos alterar as propriedades: name, price, options, image, e description.

Arquivo products.json

6. Para configurar a linguagem, moeda utilizada, gateway de pagamento, taxas e outras configurações, devemos alterar o arquivo config.js localizado na pasta js. Assim como o index.html, o arquivo está muito bem documentado, mostrando o que cada uma das configurações faz:

Arquivo config.js

Todas as configurações possíveis estão descritas no repositório oficial do projeto.

7. Depois de configurar toda a sua loja localmente, basta subir os arquivos para uma hospedagem de sua preferência e vender!

Conclusão

O Simple Store é uma excelente alternativa para quem precisa de uma loja simples e prática para começar a vender os seus produtos. Só precisamos estar atentos ao fato de que o navegador é terra de ninguém. A biblioteca tem um cuidado para evitar fraudes, mas como o serviço não se apoia em um backend, é difícil combater todos os tipos de trapaças.

Para quem deseja ver algo mais prático, deixo como recomendação o vídeo do Reinaldo Silotto, nosso parceiro do canal TekZoom.

Gostou? Recomende 👏 este artigo , comente, acompanhe nossa publicação e compartilhe!

Siga nossa publicação e não perca os próximos artigos! http://www.codeprestige.com.brFacebook, Twitter, Youtube

--

--

Diego Martins de Pinho
Code Prestige

Professor de tecnologia, desenvolvedor de software e escritor