Hospedagem gratuita e integrada ao Git usando o Netlify

Diego Martins de Pinho
Code Prestige
Published in
4 min readFeb 26, 2020

Hoje é muito difícil encontrarmos um projeto de software que não utilize o git como sistema de controle de versão, afinal, o sistema de versionamento criado por Linus Torvalds é uma das ferramentas que, indiscutivelmente, hoje em dia obrigatoriamente deve fazer parte do repertório de qualquer desenvolvedor(a).

Pensando nisso, como será que podemos desenvolver nossos sites e publicá-los na internet, de forma automática, simples, segura, automatizada e de graça?

Muito simples, basta usarmos o Netlify.

Versão em Vídeo

Além das instruções que daremos abaixo, você também pode acompanhar todos os passos que serão feitos na versão em vídeo!

Inscreva-se no nosso canal!

Subindo sites em apenas um commit

O serviço de hospedagem do Netlify já foi abordado aqui no blog da Code Prestige em dois outros artigos: um explicando como subir um site apenas segurando e arrastando os arquivos; e outro dizendo como usar os formulários integrados sem a necessidade do PHP e/ou JavaScript.

Recomendo que você os leia antes de continuar este aqui.

Para ter um site integrado ao git dentro da plataforma do Netlify, basta cumprirmos um único requisito: ter uma conta. Uma vez logado nesta conta, logo de cara na Dashboard da ferramenta existe a opção New Site from Git.

Dashboard do Netlify

Uma vez que o botão for clicado, o sistema nos levará para a tela de integrações. Nela, temos três opções de integração que contemplam a maior parte dos casos de utilização do git:

  1. GitHub
  2. GitLab
  3. BitBucket

Clique no seu serviço de preferência e então dê as permissões necessárias. Aqui na Code Prestige boa parte dos projetos estão no Bitbucket (questão de escolha pessoal), então vou selecioná-lo. Mas não se preocupe, o resto do processo é igual para qualquer uma das opções disponíveis.

Opções de integração no Netlify

Se tudo funcionar como esperado, o Netlify irá buscar quais são os repositórios disponíveis (ele não irá distinguir se o seu repositório é um projeto compatível com a hospedagem, ele irá apenas listá-los).

Repositórios disponíveis para integração

Ao selecionar o seu site, o serviço perguntará qual branch você deseja usar para o deploy. Aqui é importante selecionar a branch que mais se adequa ao seu workflow.

Uma opção possível — e bastante utilizada nas empresas — é usar a master como branch de deploy e criar uma nova para desenvolvimento das novas funcionalidades, desta maneira, toda vez que um Pull Request (PR) for aprovado, o próprio serviço já identifica e faz o deploy automaticamente.

Além disso, se o seu projeto possuir algum gerador estático (ex: Hugo ou Jekyll) ou ferramenta de build, o Netlify nos dá a possibilidade de configurar um comando e indicar qual é o diretório de destino. Isso torna as coisas bem completas.

Este link possui mais informações sobre a configuração de cada um dos serviços.

Configurações de deploy no site usando o Netlify

Com tudo configurado, clique no botão Deploy site. O site então vai ser jogado na internet sob um link aleatório gerado pelo sistema. A partir daí você pode alterá-lo a vontade, inclusive usar um domínio próprio!

Conclusão

Opções de hospedagem na internet existem aos milhares, no entanto, são poucos que oferecem serviços confiáveis e que realmente atendem as necessidades dos desenvolvedores. O Netlify felizmente é um destes serviços. Além da hospedagem gratuita e seus mais diversos serviços, a integração com o git é uma mão na roda, pois tira toda a necessidade de transferências via painéis, SSH ou FTP.

Gostou? Recomende 👏 este artigo e acompanhe nossa publicação para não perder os próximos conteúdos!

Siga nossa publicação e não perca os próximos artigos! https://www.codeprestige.com.brFacebook, Twitter, Youtube

Siga o autor deste artigo nas redes sociais e troque uma ideia! https://www.diegopinho.com.brTwitter, LinkedIn

--

--

Diego Martins de Pinho
Code Prestige

Professor de tecnologia, desenvolvedor de software e escritor