Markdown colaborativo com o HackMD

Uma das maneiras mais bacanas que temos hoje de documentar um projeto de software (seja no próprio código ou em um repositório wiki) é através do Markdown. Afinal, quem nunca leu um arquivo README.md de um repositório no GitHub? A sua facilidade e flexibilidade tornaram a linguagem muito forte na área de desenvolvimento de software.

A dica de hoje é para quem sente falta de um bom editor online para trabalhar com textos em Markdown. Não seria bacana se existisse uma espécie de Google Docs focado exclusivamente nesta linguagem? Onde fosse possível editar de forma rápida e colaborativa, ver o preview dos textos, compartilhar, etc, tudo em tempo real? Pois bem, este editor existe e é o HackMD.

Conheça o HackMD

O HackMD é um editor de Markdown colaborativo em tempo real, além de ser multiplataforma. Isso significa que você pode usá-lo no seu computador, tablet ou mesmo no telefone.

Página principal do HackMD.io

O serviço pode ser utilizado de forma gratuita, basta criar uma conta usando o Facebook, Twitter, GitHub, Google+ ou mesmo o Dropbox.

Logue com o serviço que melhor te atender

Uma vez logado, você já pode começar a criar as suas próprias anotações. A interface é extremamente simples mas bastante funcional. Por padrão, ele já deixa a tela divida em duas partes. Do lado esquerdo, é onde inserimos o nosso código na linguagem Markdown. A cada alteração feita, o bloco do lado direito é renderizado com a respectiva formatação.

Edita de um lado, renderiza do outro. Simples assim!

Há outros tipos de visualização disponíveis, mas esta é de longe a mais interessante. O editor possui algumas integrações bacanas que também facilitam a nossa vida. Como por exemplo, basta copiar e colar uma imagem para dentro do editor que ela será automaticamente enviada para o Imgur para ser incorporada ao seu projeto. Legal, né? Além desta, há várias integrações com outros serviços, como o Youtube, Vimeo, Gist, SlideShare, Graphviz, Mermaid e muitos outros.

A lista completa de serviços está aqui.

Markdown de forma colaborativa

Mesmo com todas essas funcionalidades bacanas, o maior destaque fica para a sua capacidade de ser colaborativo em tempo real. Isso significa que é possível duas (ou mais) pessoas editarem o documento ao mesmo tempo. E o processo para isso é bem simples:

1 — No bloco onde o seu texto é renderizado, é possível alterar as permissões do documento:

É bem tranquilo mudar as permissões do seu documento

2 — Assim que você definir as permissões do seu projeto, basta clicar no botão “Publicar” para que ele gere o link de acesso para seu projeto.

Uma vez publicado, o link é gerado

3 — Agora basta compartilhar! Assim que alguém entrar no seu projeto, você verá não somente quem entrou, mas o cursor dela está no documento.

Informações sobre quem está editando meu documento

O futuro está escrito em Markdown

Estas são somente algumas das funcionalidades mais bacanas do editor HackMD. Hoje muitos serviços e ferramentas já dão suporte a linguagem de marcação, mas poucas dão funcionalidades tão bacanas, como a edição colaborativa em tempo real. Eu e minha namorada, por exemplo, utilizamos bastante este editor para escrever nosso livro inteiramente em Markdown. A flexibilidade da linguagem e o poder do editor nos salvaram horas.

E você? Conhece algum editor online bacana para se trabalhar com Markdown? Não deixe de compartilhar conosco!


Gostou? Recomende 👏 este artigo , comente, acompanhe nossa publicação e compartilhe!
Siga nossa publicação e não perca os próximos artigos! http://www.codeprestige.com.br — Facebook, Twitter, Youtube
Like what you read? Give Diego Martins de Pinho a round of applause.

From a quick cheer to a standing ovation, clap to show how much you enjoyed this story.