Quem nasceu antes dos anos 2000 jamais poderia imaginar que a Microsoft um dia abraçaria o movimento open source como tem feito nos últimos anos. Desde que o atual presidente da companhia, Satya Nadella, entrou no cargo, a Microsoft está diferente e isso é ótimo para nós que trabalhamos fazendo código. Independente se você é a favor ou contra a compra do GitHub por US$ 7.5 bilhões de dólares, um fruto inegável desta nova fase da empresa é o editor de código VS Code.

Em poucos anos, ele conseguiu se tornar o editor favorito de muitos programadores e programadoras, batendo de frente com o Atom (o que será que acontecerá com ele?) e o queridíssimo Sublime. Mas apesar de já ser bastante utilizado, poucos conhecem a sua vasta variedade de funcionalidades.

Para nos ajudar nesta missão de extrair o máximo da ferramenta para potencializar nossa produtividade, gostaria de apresentar o site VS Code Can do That?.

O que será que dá pra fazer?

Por ser um editor em constante mudanças (há aproximadamente uma grande atualização por mês) muitas funcionalidades são adicionadas, modificadas e melhoradas a cada realese, o que torna difícil para um novo usuário saber o que dá ou não para fazer.

É por essa razão, que o VS Code Can do That? existe. Esta iniciativa liderada pelos engenheiros Burke Holland e Sarah Drasner nos mostra em uma única página 22 dicas sobre o que é possível fazer no editor. Das funcionalidades destacadas, podemos citar:

  • Move Side Bar Right (mover a barra lateral para a direita)
  • Toggle Activity Bar (esconder a barra de atividades)
  • NPM Script Explorer
  • Inline File / Folder Nesting
  • CSS Preview
  • Image Preview
  • Log Points
  • Debugging Browser Apps
  • JSON Intellisense
  • Font Ligatures
  • E muito mais!

Para cada dica, você encontrará uma descrição do que ela faz, instruções de como configurá-la e um vídeo com o passo a passo para que a gente não se perder.

Além disso, para cada dica há o botão Learn More. A clicá-lo, você é redirecionado para a documentação oficial.

Bem legal, né? Mesmo que você já esteja acostumado com a ferramenta, vale a pena dar uma olhada no site, afinal, nunca se sabe quando podemos aprender um truque novo, não é mesmo*?

** deixe um clap neste artigo se ao ler as as dicas você descobrir um truque e fizer a mesma cara que o Chris Pratt na capa deste artigo, rs!

Referências

Gostou? Recomende 👏 este artigo e acompanhe nossa publicação para não perder os próximos conteúdos!

Siga nossa publicação e não perca os próximos artigos! http://www.codeprestige.com.brFacebook, Twitter, Youtube

Siga o autor deste artigo e troque uma ideia com ele! http://www.diegopinho.com.br • Twitter, LinkedIn


Aprenda mais com nossos cursos de programação online!

ECMAScript 6ECMAScript 7 e 8React 16VS CodeMais

Code Prestige

Artigos, notícias e dicas sobre o melhor da tecnologia

Diego Martins de Pinho

Written by

Desenvolvedor de Software, Fundador da CodePrestige e autor do livro ECMAScript 6 - Entre de cabeça no futuro do JavaScript

Code Prestige

Artigos, notícias e dicas sobre o melhor da tecnologia

Welcome to a place where words matter. On Medium, smart voices and original ideas take center stage - with no ads in sight. Watch
Follow all the topics you care about, and we’ll deliver the best stories for you to your homepage and inbox. Explore
Get unlimited access to the best stories on Medium — and support writers while you’re at it. Just $5/month. Upgrade