Séries que retratam (quase de forma verídica) a vida (sofrida) dos programadores

Executou um comando no terminal e já acha que é hacker

Quem é da área de TI (programadores(as), analistas, etc) sabe que a vida na tecnologia não é tão simples como muitos filmes, novelas e seriados fazem parecer. Três comandos e o cara consegue hackear a CIA? Duzentas palavras digitadas em menos de 10 segundos? Várias janelas e fluxos sem tocar uma vez no mouse? Nenhum typo, exceção ou travada? Por favor.

Infelizmente a vida de programador não é tão excitante quanto esses filmes fazem parecer. Mas felizmente, com o domínio absoluto da tecnologia na vida das pessoas, os grandes estúdios estão começando a dar mais importância à área e criar seriados onde os programadores são os protagonistas, não mais os personagens secundários.

A seguir, segue uma lista com as principais séries (na minha opinião!) que refletem a vida no dia a dia de quem trabalha com programação, seja nas tecnologias, os processos ou mesmo o dia a dia.

Silicon Valley

Silicon Valley

A série de comédia se encontra atualmente na quarta temporada e conta a história de seis programadores que tentam construir uma carreira bem sucedida no Vale do Silício. Richard, o protagonista, é um programador que desenvolve um algoritmo inovador que realiza compressão de arquivos. Esse algoritmo é tão relevante que chamou a atenção de Gavin Belson (CEO da fictícia empresa Hooli) que tenta comprar os direitos desta inovação. A partir deste ponto, Richard e seus amigos convivem com o dilema entre vender a criação ou construir uma grande companhia startup com a ajuda do bilionário investidor Peter Gregory.

A série teve um grande sucesso na sua estreia e tem mantido o interesse do público por se manter inteligente. As tecnologias e situações citadas na série são baseadas em contextos reais, o que dá muita credibilidade pro seriado (eu fiquei pasmo quando vi um episódio onde o build estava falhando no Jenkins deles), apesar de serem exageradas em muitas cenas.

A HBO transmitiu quatro temporadas até o momento e já prepara a quinta para 2018.

Mr. Robot

Mr. Robot

Esta é uma das mais famosas e fez muito barulho nos últimos tempos, dada a sua inovação. A história dramática gira em torno do engenheiro de cibersegurança e hacker, Elliot Alderson, que sofre de transtorno de ansiedade social e depressão clínica.

Elliot se vê numa encruzilhada quando o líder de um misterioso grupo de hackers o recruta para destruir a firma que ele é pago para proteger. Motivado pelas suas crenças pessoais, ele luta para resistir à chance de destruir os CEOs da multinacional que ele acredita estarem controlando — e destruindo — o mundo.

Essa foi outra série que foi extremamente elogiada por se basear em comandos, tecnologias e técnicas reais de programação/segurança. Em muitas cenas, o código é exibido na tela com clareza, somente para dar mais veracidade.

Mr. Robot está em sua terceira temporada e pode ser assistido no canal Space e na Amazon Prime Vídeo.

The IT Crowd

The IT Crowd

The IT Crowd é outra excelente série de comédia e conta a história de uma equipe de tecnologia formada por três pessoas na empresa fictícia Reynholm. Seus integrantes são: Roy, Maurice Moss e Jen Barber.

Roy e Moss são os dois técnicos caracterizados pelos seus comportamentos nerds, mesmo que a empresa dependa de seus serviços, eles são desprezados pelo resto da equipe. Jen, a mais nova membro da equipe não possui qualquer habilidade na área técnica, embora no seu currículo conste que ela tenha muita experiência com computadores.

A série faz uma sátira a várias situações que acontecem diariamente nas empresas onde a equipe de TI é desvalorizada. É uma situação desconfortável, mas é gostoso de ver como a equipe dá o troco.

A série foi finalizada após a quarta temporada com o Episódio: The Last Byte. Um episódio especial chamado “The Internet Is Coming” foi lançado no dia 27 de Setembro de 2013, considerado por muitos como a 5ª temporada da série.

Halt and Catch Fire

Halt and Catch Fire

Se fosse pra apostar em qual série desta lista você nunca ouviu falar, eu apostaria nesta. A série foca no período de ascensão dos computadores pessoais lá no começo dos anos 1980, durante o qual um improvável trio — um visionário, um engenheiro e um prodígio — tomam altíssimos riscos pessoais e profissionais numa corrida para construir um computador que mudará o mundo. A parceria pessoal e profissional deles será desafiada pelo orgulho e pelo progesso enquanto buscam mudar a visão de mercado nas pradarias do Vale do Silício.

A série tem uma visão um pouco diferente das outras listadas, mas ainda sim é uma ótima referência no contexto do mundo tecnológico.

A série teve quatro temporadas e foi encerrada em outubro de 2017. No Brasil, foi exibida pelo canal AMC.

Menção Honrosa

Há ainda algumas outras séries que valem a pena ver, apesar de terem uma pegada diferente:

  • Black Mirror
  • CSI: Cyber
  • Scorpion
E você? Conhece mais alguma série bacana? Comenta ai!

Gostou? Recomende 👏 este artigo , comente, acompanhe nossa publicação e compartilhe!
Siga nossa publicação e não perca os próximos artigos! http://www.codeprestige.com.br — Facebook, Twitter, Youtube
Like what you read? Give Diego Martins de Pinho a round of applause.

From a quick cheer to a standing ovation, clap to show how much you enjoyed this story.