Sou programador, por que raios pensar no negócio?!

Diego Martins de Pinho
Mar 4 · 4 min read

Ou seja, como eu não entendia o negócio, não fazia ideia de como fazer as telas e os fluxos de maneira que fizessem mais sentido ao dia a dia dos profissionais que iriam usar.

Enfim, chegou um momento em que finalmente caiu a ficha: apesar de saber programar bem, eu não atendia de forma satisfatória às demandas dos clientes. Depois que essa ficha caiu (e demorou para acontecer!), consegui tomar algumas atitudes para melhorar esse meu lado não técnico. Óbvio que não consegui fazer isso da noite para o dia, mas algumas simples atitudes ajudaram muito, como:

  • Ler sobre o assunto: um aspecto importante é sempre a leitura. A área médica é bastante ampla e complexa, mas me dediquei a aprender o máximo que pude sobre os procedimentos em que eu atuava.
  • Não fugir dos problemas em produção: muitos dos problemas em produção, como foi citado, aconteceram por que eu e minha equipe não compreendíamos como o usuário pensa. Quando essas situações aconteciam, comecei a usá-las como experiência para aprender mais sobre o meu cliente e o negócio como um todo.

Acredite, em grande parte dos casos, não vai interessar para o cliente se você utilizou tecnologia X ou Y, mas sim se você conseguiu resolver o problema de forma eficaz.

Ao alinhar o seu conhecimento técnico ao conhecimento de como o negócio em que você atua funciona, você conseguirá:

  • Fazer melhores sugestões/críticas sobre os pedidos do cliente
  • Ter menos retrabalho, pois você errará menos
  • Atender de forma mais satisfatória o seu cliente, pois você irá otimizar o processo de trabalho dele

Jamais deixe de aprender e se divertir no trabalho, mas, como profissional, se preocupe sempre em atender o cliente de forma precisa e no contexto em que ele vive, e não com o que você quer fazer/usar no projeto.

Referências


Gostou? Recomende 👏 este artigo e acompanhe nossa publicação para não perder os próximos conteúdos!

Siga nossa publicação e não perca os próximos artigos! http://www.codeprestige.com.brFacebook, Twitter, Youtube

Code Prestige

Artigos, notícias e dicas sobre o melhor da tecnologia

Diego Martins de Pinho

Written by

Desenvolvedor de Software, Fundador da CodePrestige e autor do livro ECMAScript 6 - Entre de cabeça no futuro do JavaScript

Code Prestige

Artigos, notícias e dicas sobre o melhor da tecnologia