Top 10 — Bibliotecas React no GitHub (jan/2018)

O React já dominou o mundo do desenvolvimento web e dispensa apresentações. Abaixo, trouxemos as 10 bibliotecas baseadas em React com mais estrelas (ordem crescente) no GitHub. Lembrando que os números das estrelas poderão ter mudado dependendo da data em que você estiver lendo este artigo.

Vamos lá!


Versão em Vídeo

Fizemos uma versão em vídeo também! Se curtir, se inscreva no nosso canal!

10 — MOZAIK | 2,454 | https://github.com/plouc/mozaik

Esta biblioteca é perfeita para quem deseja criar dashboards. Ele provê uma série de configurações e customizações, tudo de forma responsiva. Há uma série de temas disponíveis, mas o desenvolvedor pode criar o seu próprio.

Exemplo de dashboard criado com o Mozaik

É possível ver uma demo da biblioteca neste link.

9 — GROMMET | 2,740 | https://github.com/grommet/grommet

O Grommet é especializado em melhorar a experiência de usuários web. De acordo com o próprio site, é “o framework de UX mais avançado para aplicações empresariais” (tradução livre). É uma excelente biblioteca com vários componentes para dashboards, buscas, métricas, login, etc. Todos eles são acessíveis, possuem compatibilidade entre navegadores e suporte a customização.

Hello World do Grommet criado no CodePen

Para mais informações, visite o site oficial neste link.

8 —ELEMENTAL UI | 3,888 | https://github.com/elementalui/elemental

Esta é mais uma biblioteca flexível e eficiente para a criação de interfaces de usuário com um design elegante. Ele funciona de forma muito semelhante ao framework Material UI , mas é infinitamente mais leve. Ele é projetado para ser instalado via npm e inserido no projeto via Browserify ou Webpack.

Exemplos de componentes Elemental UI

É possível ver alguns exemplos neste link.

7 — SPECTACLE | 5,798 | https://github.com/FormidableLabs/spectacle

Quer fugir do bom e velho Power Point e criar uma apresentação mais dinâmica? Então o Spectacle é a biblioteca certa pra você. Esta tecnologia permite a criação de apresentações web dinâmicas através de componentes React. Para criá-las, basta usar componentes como <Slide> e <BlockQuote> para fazer a magia acontecer. O resultado final é bem bacana.

Apresentação feita com o Spectacle

Para mais informações, visite o site oficial.

6 — BLUEPRINT | 7,950 | https://github.com/palantir/blueprint

Blueprint é mais uma linda biblioteca de UI com componentes React para o desenvolvimento de aplicações web magníficas. O diferencial nesta tecnologia é que ela é mais voltada a aplicações desktop. Assim como as demais da lista, é bastante flexível e pode até mesmo ser usada com outros frameworks JavaScript, como o Angular e o Vue, por exemplo.

Exemplos de componentes do Blueprint

Há vários exemplos que podem ser encontrados neste link.

5 —ENZYME | 12,126 | https://github.com/airbnb/enzyme

O Enzyme é uma biblioteca criada pela equipe do Airbnb com o intuito de ser um utilitário de testes JavaScript para React. Ela faz um ótimo trabalho em facilitar o trabalho de fazer asserts e manipulações com os componentes React e seus resultados de forma simples e intuitiva. Ele faz isso através de uma “mímica” da API do jQuery para a manipulação do DOM. E o melhor de tudo é que bibliotecas como o Mocha, Expect, Chai e Jasmine podem ser usados com o Enzyme sem nenhum problema.

Princípios do Enzyme

Para mais informações, acesse o site oficial neste link.

4— GATSBY | 16,613 | https://github.com/gatsbyjs/gatsby

Os geradores de sites estáticos se tornaram uma ótima opção para quem deseja ter um espaço na internet sem custo e sem dores de cabeça. Uma das opções mais famosas é o Gatsby, um gerador rápido construído com base no framework React. Com ele, é possível transformar arquivos de textos em lindos websites sem nenhuma dor de cabeça.

Site oficial do Gatsby

Há mais informações e exemplos no site oficial.

3— STORYBOOK| 17,498 | https://github.com/storybooks/storybook

O Storybook é um ambiente de desenvolvimento para componentes de UI. Ele permite que você navegue por uma biblioteca de componentes, visualize os diferentes estados de cada componente e desenvolva e teste os componentes de forma interativa. Ele é executado fora do aplicativo. Isso permite desenvolver componentes isoladamente, o que pode melhorar a reutilização, usabilidade e a velocidade de desenvolvimento dos componentes. É possível construir rapidamente sem ter que se preocupar com dependências específicas do aplicativo.

Exemplo de funcionamento do Storybook

Há vários exemplos bacanas de componentes neste link.

2— ANT-DESIGN| 21,894 | https://github.com/ant-design/ant-design

O Ant-Design é uma biblioteca chinesa baseada em React para criar designs agradáveis para suas aplicações. Criado especialmente para projetar aplicativos de desktop, ele proporciona uma experiência de desenvolvimento agradável que, por sua vez, também leva a uma experiência melhor para o usuário.

Exemplo de componentes criados com o Ant-design

Há várias informações adicionais no site oficial.

1 — MATERIAL UI| 31,795 | https://github.com/mui-org/material-ui

Esta biblioteca provavelmente já é conhecida por muitos (e não é a toa que está no topo da lista). O Material UI é uma implementação do material design do Google através de componentes React. Ela torna o desenvolvimento de interfaces bonitas muito fácil.

Exemplos de componentes criados com o material design do Google

Há uma série de exemplos bacanas neste link.


Gostou? Recomende 👏 este artigo , comente, acompanhe nossa publicação e compartilhe!
Siga nossa publicação e não perca os próximos artigos! http://www.codeprestige.com.br — Facebook, Twitter, Youtube
Like what you read? Give Diego Martins de Pinho a round of applause.

From a quick cheer to a standing ovation, clap to show how much you enjoyed this story.