Sobre como escrever artigos

Ana Carolina Rezende Soares
Code Talks
Published in
3 min readMar 29, 2016

Originalmente publicado em Mulheres.eti

Não é a primeira vez que eu tentei. Faz anos que eu estou nesse vai-e-volta entre conseguir pensar em um tema, estruturar a mensagem, redigir um texto e publicar. Eu gosto muito de escrever, e é meu primeiro impulso quando eu preciso de superar algo confuso como uma briga, uma perda ou uma confusão mental. É regra que, quando eu escrevo meus textos movida por sentimento, eu recebo elogios dos amigos que tem a chance de ler (não deixo qualquer um ler esses textos).

Mas acho que esse é meu primeiro texto beirando ao profissional (tirando os textos de postagens de Facebook pra páginas que eu já administrei) e ele demorou muito mais que o esperado pra sair. Demorou demais pra sair. Por que? Acredito que vocês vão se identificar com algumas das minhas desculpas.

A primeira e mais comum é: eu não sei sobre nada pra escrever — porque você sempre lê aqueles textos maravilhosos, que parecem iluminar toda a sua trajetória, e você não quer ser menos que aquilo. Nenhuma de nós quer ser julgada por um texto simples demais, ou um texto com muitos erros — e todas nós corremos muito mais risco de sermos julgadas por outros e por nós mesmas. Nenhuma de nós também lembra dos textos medíocres que já leu, dos textos que não deu conta de finalizar, e que, ainda assim, estavam online. E nenhuma de nós lembra que, mesmo assim, muitas vezes, nós não desprezamos o autor (ou autora) do texto medíocre que lemos, mesmo que ele não tenha sido bom. Nem todo mundo vai olhar pras suas olheiras e te chamar de mal-arrumada e destruída, porque a maior parte das pessoas não liga que você as tenha — do mesmo jeito que você provavelmente não julga as olheiras dos outros. Então por que isso aconteceria com os seus textos?

Se você consegue passar do medo do julgamento, você entra no bloqueio do assunto. Primeiro, você não acha que tem capacidade suficiente para escrever sobre qualquer assunto. Afinal, qual dos seus conhecimentos é realmente válido? Eu não pretendo te fazer perceber nada aqui — mas pense, você tem um emprego ou está em uma universidade. Você não poderia, de maneira alguma, ter aprendido nada se saiu do lugar de onde começou. É só olhar com atenção e você vai descobrir que sabe sim e muito, sobre muita coisa.

O seu segundo bloqueio do assunto é: “não vou escrever sobre isso, já tem vários textos sobre esse assunto”. E tem mesmo. Sobre qualquer assunto. É raro um que não tenha — especialmente na área técnica, especialmente em novidades, especialmente em tecnologia. E mesmo assim pessoas surgem com artigos novos sobre o mesmo assunto todos os dias. Pra quê? Porque escrever artigos não é só sobre colocar algo novo. É sobre aprender mais daquilo que você está escrevendo, é aprender mais a escrever, provar e demonstrar para as pessoas como você entende daquele assunto. E é, também, sobre colocar algo novo. Afinal, você não vai copiar e colar as palavras de ninguém, e só você pode escrever aquele artigo do jeito que você escreveu.

Nós também temos outros problemas, como onde colocar seu artigo, pra quem divulgar, como divulgar, se você deveria divulgar (e por que não deveria?). Mas você tem capacidade para lidar com qualquer um desses pormenores se você conseguiu lidar com esses outros obstáculos.

Tenho certeza que não abordei todo e qualquer problema que você possa vir a ter. Abordei os meus, em uma tentativa de responder minhas próprias perguntas em porque eu não deveria escrever um ou outro artigo que já pensei em fazer. E estou na torcida que eles funcionem em algum sentido pra você. Mas, se não funcionarem, espero que tenha sido uma ótima demonstração de como escrever artigos pode te ajudar, e muito, a melhorar.

Espero ver vocês em breve, novamente.

--

--