Por que todo desenvolvedor deve ter um projeto pessoal?

Bruno Faganello
Code With Coffee

--

Um projeto pessoal ajuda a testar ideias, a criar caminhos e a realizar novos feitos!

Por que eu tenho que ter um projeto pessoal? Existem inúmeros vantagens de se ter um projeto pessoal, vou falar da minha experiência com meu projeto pessoal…. o famoso +Sangue.

Como minha experiência é bem voltada para iOS, vou dar exemplos nessas áreas mas isso serve para qualquer área de desenvolvimento.

Portfolio

Pra quem é desenvolvedor, uma boa plataforma para mostrar projeto ou códigos já desenvolvidos é o Github! E sim, de fato, isso pesa muito na escolha dos profissionais para uma vaga. Então um projeto pessoal que você tenha em produção mostra competências, dedicação e empenho

Por exemplo, como tenho um aplicativo na appStore, isso mostra que eu sei alguns passos a mais no desenvolvimento como:

  • Seguir a guideline da Apple para publicação de um aplicativo
  • Integração Continua
  • Quais são os requisitos não técnicos (Screenshots, palavras-chaves, link de privacidade e etc)

Novas Tecnologias

As vezes trabalhamos em projetos que não permitem a utilização de novas frameworks e API`s e as vezes podemos nos sentir defasados com o mercado ou mesmo querendo experimentar coisas novas.

Minha experiência:

  • A primeira versão no +Sangue foi escrita em Objective-C, reescrevi tudo para Swift e sempre atualizo a versão do Swift quando possível.
  • Atualmente estou reescrevendo todas as chamadas de API para usar o Combine
  • Estou reescrevendo as telas usando SwiftUI
  • Tenho uma meta própria de não usar nenhuma framework de terceiros( só uso a do firebase analytics)

Como escolher meu projeto?

O projeto pessoal pode ser algo que ajude exclusivamente você em alguma situação ou que ajude um grupo de pessoas. Não precisa ser um app complexo mas sim algo que te motive sempre a querer mexer nele.

Existe um repositório no Github que mostra algumas ideas bem legais para começar algum projeto:

Conclusão

Acredito que um projeto pessoal traga ótimos benefícios tanto pro lado pessoal como profissional. Não faça uma meta de codificar todo dia seu projeto pessoal porque você já codifica o dia todo e às vezes uma pausa é saudável.

--

--

Bruno Faganello
Code With Coffee

Engenheiro de Software Mobile. Fico constantemente atualizado com relação a tecnologia para que isso possa mudar a vida das pessoas. 💻