Quero ser desenvolvedor, o que faço? Parte 1

Filipe Névola
CodeFTW
Published in
5 min readMar 30, 2018

Série: 1, 2

Stuart Little querendo ser desenvolvedor

Eu recebo essa pergunta diariamente de amigos, parentes e colegas, e sinceramente eu não sei de onde vem essa ideia de ser desenvolvedor, talvez a mídia mostrando que temos muitas vagas e ganhamos bem? Talvez o uso diário que todos nós fazemos das redes sociais e a vontade de entender como as mesmas funcionam? Enfim, eu não sei mas sempre tento ajudar dando as melhores respostas que posso e vou tentar resumir neste post (série de posts).

Tudo que vou falar aqui é a minha opinião e não são verdades absolutas :)

Minha frase seguinte após ouvir/ler essa pergunta é sempre uma outra pergunta: como anda o seu Inglês? E recebo as respostas mais variadas possíveis, tais como: estudei Inglês por 6 anos, completei o curso X, já terminei o Inglês (essa é a melhor), muito fraco, zero, entre outras. O problema é que muita gente ainda não percebeu que não importa estudar Inglês a vida inteira ou no local Y, o que importa é se comunicar em Inglês. Se comunicar significa, incrementalmente, saber ler, saber ouvir, saber falar e saber escrever.

Eu coloquei nessa ordem de propósito pois o primeiro passo é conseguir consumir conteúdos na internet e ler livros técnicos. Depois começar a consumir conteúdos audiovisuais, como vídeos no Youtube e frequentar eventos onde as palestras são em Inglês. Dentro desses eventos é importante se comunicar verbalmente, criar rede de relacionamento (ou network, em Inglês). Por último, ou junto com a anterior, sei lá, é escrever, participar de comunidades de código aberto (open source) através do Github, tirar dúvidas em bate-papos online (sim, eles ainda existem e estão mais fortes do que nunca, em plataformas como Slack e Discord).

Até o momento que eu estava escrevendo esse trecho eu ia tentar falar de todas as respostas que eu dou a essa pergunta “o que eu faço para ser um desenvolver de sistemas?” neste post porém já está gigante então vou quebrar em partes e nesse vou focar apenas no Inglês, segue então algumas dicas bem específicas sobre como aprender e melhorar o seu Inglês:

Duolingo: é um simpático aplicativo que vai te ajudar a aprender o básico do Inglês, ele é tipo um jogo e é de graça (com propagandas chatas, é a vida). Você deve terminá-lo, ou seja, fazer todas as lições. Faça isso o quanto antes para ter contato com todo o básico do Inglês pois vai te ajudar nas próximas dicas.

Youglish: é um site fantástico que mistura os vídeos do Youtube com um busca por trechos de frases e palavras, com ele você vai aprender a pronunciar as palavras em Inglês. Tenho uma confissão a fazer: essa é a minha maior dificuldade! Inglês não tem muito padrão ou tem padrões cheios de excessões e quando se trata de pronuncia é aí que o bicho pega. Então busque palavras que você não sabe como falar no Youglish, sempre prefira ele ao invés de tradutores de palavras isoladas, talvez você não saiba mas no Inglês a pronúncia muda muito quando as palavras são faladas em uma frase.

iTalki: é uma plataforma que conecta professores e alunos, ela é paga porém vale muito a pena, eu particularmente uso e amo o iTalki, é muito melhor do que fazer escola de Inglês (opinião != verdade absoluta) pois você escolhe os horários, pode trocar de professor quando quiser e vai pagando de acordo com o seu bolso e tempo. Querem dicas de professores que eu já fiz aulas no iTalki? Respondam nos comentários que eu posto o link de alguns ;)

Essas dicas estão em ordem porém talvez você devesse se arriscar, perder o medo, e começar pelo iTalki, escolha sempre um professor que não fala Português e se vire!

Você deve estar pensando: como vou começar primeiro no iTalki se eu não sei nada? Eu te respondo, de novo, com outra pergunta: como você aprendeu a falar Português? Ah, percebeu que é a forma mais natural né? Aprender uma língua é muito mais fácil quando você precisa falar e se comunicar, quando você começar uma aula do iTalki lá no Skype, você não vai ter pra onde correr, vai ter que se comunicar!

Depois que eu falo dessa primeira parte que é o Inglês frequentemente surge a dúvida: para ser desenvolver então eu preciso ser fluente no Inglês? Não, claro que não, mas você precisa estar estudando Inglês, e é claro também que você estará estudando várias outras coisas além do Inglês.

Ah, só para eu não esquecer de falar, mais importante do que saber se comunicar em Inglês para se tornar um desenvolvedor é necessário ser viciado em absorver novos conhecimentos, em desenvolvimento você sempre vai precisar estudar, não estou exagerando, sempre! Muitas coisas mudam durante os anos e muitas vezes essas mudanças são rápidas.

Vou te contar uma estória (ou história? veja que nem Português eu sei “fluentemente” e trabalho para uma empresa americana, falando/escrevendo em Inglês o dia todo então você também consegue):

A primeira vez que eu falei Inglês na minha vida foi durante uma entrevista para trabalhar na IBM, e adivinha só, eu passei! Muitas vezes na vida precisamos ter coragem e sim, nos prepararmos. É claro que tive uma baita ajuda da Loiane Groner porém como eu já lia bastante em Inglês eu consegui me virar e responder as perguntas. E outro detalhe: eu nunca fiz escola de Inglês (na verdade eu aprendi as cores na Wizard e foi só isso). Fora isso também tenho fé em Deus e enfim, Deus é Deus.

Me ajude com essa série de posts pois virou uma série enquanto eu escrevia esse, mande suas dúvidas aqui através dos comentários e também complementem as dicas sobre o Inglês.

Me siga no Twitter ;) e compartilhe esse post

Depois que eu publiquei o tgmarinho respondeu com um canal do Youtube e eu não poderia deixar de citar meu canal favorito para aprender Inglês, é o SmallAdvantages do Gavin, ele é sensacional e todas as dicas dele me ajudaram muito em viagens para os Estados Unidos, podem confiar no conteúdo dele.

Outro dica excelente para escrita, que o tgmarinho também lembrou é o App Grammarly, ele te ajuda a escrever melhor em Inglês e também tem uma extensão para Chrome que te ajuda a evitar erros bobos.

--

--