Desorganização não é ocupação

Micheli Rigon
Codengage
Published in
2 min readMay 13, 2020

Vivemos em um mundo muito conturbado, as pessoas estão o tempo todo com pressa, ligadas no 220v.

Em meio a tudo isso, reparei uma situação recorrente que vem me incomodando a algum tempo, e depois de uma leitura ao livro Essencialismo de Greg McKeown, isso ficou mais intrigante.

Muitos gestores e/ou líderes de diferentes áreas de atuação, chegam atrasados em praticamente todas as suas reuniões e deixam os demais esperando. Não avisam que irão atrasar e nem por quanto tempo. Se pelo menos fizessem isso, as pessoas poderiam realizar outras atividades até o início de tal reunião, mas não, elas precisam ficar de prontidão, porque a reunião iniciará a qualquer momento, menos no horário combinado.

Entendemos que em algumas situações imprevistos acontecem e ocasionam atrasos, mas será que isso ocorre em todas as reuniões?

Ainda pior, são as pessoas que gostam de fazer isso, de se atrasarem para as reuniões e deixarem todos na expectativa, à sua espera, elas acreditam que assim serão consideradas pessoas ocupadas e importantes, e que a obrigação dos demais é esperar o quanto for necessário, somente para inflar o ego desses que se dizem “importantes”.

Pois bem meu caro, venho te dizer que isso não é nem um pouco legal ou profissional, pelo contrário, isso mostra o quão desorganizado e irresponsável você é, sem contar no descaso com os demais participantes das reuniões, que em sua maioria, tem outras atividades a fazer e precisam ficar esperando a sua boa vontade.

Ao exercer um papel de liderança ou gestão em uma organização, é nossa obrigação dar exemplo aos demais e acima de tudo respeitar seu tempo e seu trabalho.

Se você tem várias reuniões durante o dia, se organize de forma que possa assumir tais compromissos conforme acordado. Caso contrário, remarque de forma a poder participar, ou ainda, avalie se sua presença é realmente necessária em todas elas.

Caso haja algum imprevisto, avise aos demais sobre o atraso e por quanto tempo mais ou menos, para verificarem se a reunião pode ser feita sem sua presença ou se deve ser remarcada.

Quando estiver na reunião esteja nela, evite ficar mexendo no celular, ou saindo da sala várias vezes para atender telefonemas, se você foi convidado para a reunião, é porque precisam que você esteja nela.

Enfim, todos temos compromissos e o mínimo que se espera, é que o tempo de cada um seja valorizado, pois como dizem, tempo é dinheiro.

Repense seus conceitos sobre reuniões e só faça ou participe se realmente for fazer diferença nela.

--

--