Por que liderar é tão difícil?

Micheli Rigon
Codengage
Published in
3 min readJun 9, 2020

Muito tem se falado sobre a diferença entre ser um gestor e ser um líder.

Encontramos diversos cursos e livros que prometem nos ensinar o passo a passo para nos tornamos bons líderes.

Mas se realmente fosse fácil e simples como consta nos livros, teríamos muito mais líderes do que realmente temos.

Posso garantir que o maior líder que já existiu foi Jesus Cristo, que em seu infinito conhecimento, nos mostrou a qualidade mais importante em um líder, SERVIR, ou seja, para ser um líder primeiro você precisa servir.

Um líder precisa se doar em prol dos seus liderados, precisa ensiná-lo pelo exemplo e se tornar-se uma referência, para que os liderados optem por “segui-lo” prontamente, e não o fazer por obrigação.

Você é um líder quando tem a habilidade de exercer influência sobre os outros, fazendo com que esses façam o que você deseja, pela vontade deles, e não por estarem recebendo uma ordem superior. Para um líder conseguir essa habilidade o caminho é longo e árduo.

Afinal, conquistar a confiança e a empatia das pessoas não é uma tarefa simples, ainda mais, estando em uma organização onde a hierarquia ainda prevalece.

Além disso, um bom líder deve conseguir manter um equilíbrio entre ser paciente, bondoso, humilde, respeitoso, saber perdoar verdadeiramente, muitas vezes se abnegar de suas próprias necessidades, ser honesto e comprometido com o bem estar de cada um dos seus liderados, isso demanda tempo e um conhecimento profundo das pessoas que o rodeiam.

Qual pessoa pode aprender tudo isso, do dia pra noite? É impossível, são qualidades que precisam ser aperfeiçoadas com o tempo.

E mesmo assim, um líder não será perfeito, ele terá a humildade de continuar aprendendo e incentivando sua equipe a aprender e se desenvolver um pouco a cada dia.

Um líder é muito mais que um chefe que apenas dá as ordens.

O líder não se preocupa em ter uma vaga especial no estacionamento, ou um escritório isolado, ou mesmo em participar de eventos somente com a elite da empresa.

Ele quer estar junto com seu time, no dia a dia, entendendo as dificuldades e fazendo o possível para apoiá-los da melhor forma.

Ele quer estar junto com seu time, apoiando a cada um para que dê o seu melhor e para que se torne melhor.

Ele quer estar com seu time, quando eles errarem para assumir a responsabilidade com eles e ajudá-los a aprender com os erros.

E também quer estar com eles para comemorar quando acertarem e quando cumprirem suas metas com sucesso.

Ser líder é saber, que quando perder um de seus liderados, não será por sua má gestão, e sim, porque ele busca novas oportunidades, e você irá torcer por ele.

Então, se você se considera um líder, mas não se preocupa com seu time fazendo muitas horas extras, se não estão se sentindo bem, ou se precisarão se “matar” para cumprir as metas. Se você só quer ver o resultado na sua mesa no dia da entrega, sem nem reconhecer o esforço para isso, acho melhor rever seu conceito sobre liderança.

E você liderado, pode dizer que tem um gestor ou um líder?

Se você realmente tem um líder na sua vida, agradeça imensamente, pois não sabe o esforço que ele faz diariamente para tornar seu trabalho cada dia melhor.

(Inspirado no livro O monge e o executivo de James C. Hunter)

--

--