CodeShare

História da CodeShare

Wendell Adriel
CodeShare
Published in
3 min readNov 27, 2017

--

Há mais de dois anos atrás, em Junho de 2015, eu publiquei o primeiro site da CodeShare. Era o começo de um projeto pessoal que foi idealizado por mim e pela minha esposa. O nome, a primeira logo e a força para iniciar o projeto foi todo da minha esposa, sem ela o projeto não teria nascido.

A ideia inicial e central da CodeShare era (e ainda é) de compartilhar conhecimento. Eu não sou expert em nada, quem me conhece e segue um pouco da minha história e da minha caminhada até aqui sabe disso. Eu aprendi muito com a comunidade e a ideia da CodeShare sempre foi devolver um pouco para a comunidade do que eu aprendi com ela.

No início a ideia era ter conteúdo em vídeo, então comecei a gravar alguns vídeos e alguns mini-cursos sobre alguns assuntos como:

  • Orientação a Objetos com PHP;
  • MaterializeCSS (na época era um Framework não muito popular, mas que eu segui desde a primeira versão e gostava muito, então fiz uma série para apresentar esse framework e ensinar as pessoas a usar ele);
  • HTML, CSS e JS (Um mini-curso sobre os três pilares da web com noções básicas para as pessoas que nunca tinham utilizado essas tecnologias antes);

Eu não tinha dinheiro para comprar acessórios bons para gravar, então eu gravava com os equipamentos que eu tinha, que posso dizer que eram precários, isso até rendeu alguns comentários nos vídeos como o abaixo:

HAHAHAHAHAHA

Depois de diversos vídeos gravados para esses três mini-cursos, tive de parar por um tempo pois estava passando por um período de transição de empregos que tive de dedicar exclusivamente meu tempo para esse fim.

Após algum tempo, como não tinha equipamentos para gravar um conteúdo com maior qualidade, mudei a estratégia da CodeShare e o conteúdo passou a ser em forma de artigos e continua assim até hoje.

Uma nova etapa

Já tem algum tempo que utilizo o Jekyll juntamente com o Github Pages para a plataforma da CodeShare, mas resolvi iniciar uma nova etapa da CodeShare onde a primeira mudança será passar todos os artigos para o Medium, dessa forma acho que conseguirei um alcance maior de público e uma interação centralizada.

Como alguns devem saber eu comecei um Mestrado e por isso a CodeShare está sem conteúdo já tem um tempo. Nessa nova etapa irei começar a escrever novamente, nem que seja sobre coisas simples, apenas para não deixar sem nenhum conteúdo.

Já tem um tempo que estou pensando e organizando para começar a ministrar workshops online e creio que em breve conseguirei começar com a primeira turma.

A migração total para o Medium irá demorar um tempo (dos artigos antigos), mas os novos artigos serão publicados aqui!!! Então para continuar e/ou começar a seguir a CodeShare, curta nossa página no Facebook, siga nosso perfil no Twitter e siga nosso perfil aqui no Medium. Em breve mais artigos e novidades para vocês!!! ;)

--

--

Wendell Adriel
CodeShare

Software Engineer | Investor | Amateur Photographer | Musician | INFP