Codesigners Carreira — Estreando nossa primeira série de vídeos em nosso Canal no Youtube

Codesigners.cc
Codesigners.cc
Published in
5 min readApr 25, 2019

Publicado originalmente em Codesigners.cc

Depois de ficar um bom tempo bastante relutante em abrir um canal no youtube, finalmente rompi essa barreira. Nesta semana estou estreando nossa primeira série de vídeos, o Codesigners Carreira.

Falando sobre a carreira de Designer

Assim como muitos colegas de profissão eu também tive um momento de total descrença com a profissão que escolhi. Pouca grana, trabalhar até tarde, comer mal, não fazer exercícios, ver seu amigo engenheiro ganhar em um único projeto o que você ganha o ano todo… que designer nunca?

Entretanto, chega uma hora que a gente tem que parar de reclamar e tomar uma decisão: Ou muda de profissão ou busca melhorar sua carreira dentro do design!

Eu escolhi a segunda opção. Pedi demissão do meu emprego e fui ser freelancer full time. Vivi assim por aproximadamente 1 ano e meio. Logo em seguida abri minha agência de design, a Dupplamente, e desde então eu aprendi que o designer deve ter um papel não só de profissional criativo, mas também de gestor da própria carreira.

Assim, ao longo de aproximadamente 11~12 anos de trabalho eu pude experimentar, errar e acertar em muitas coisas. Trabalhei como ilustrador, animador de personagens 2d e 3d, webdesigner, designer de marcas, e mais recentemente acabei me especializando como designer de interfaces e experiência do usuário… enfim, de tudo um pouco, e a cada novo desafio um novo aprendizado.

Depois de algum tempo pensando muito sobre a minha trajetória até o momento atual, finalmente senti segurança em compartilhar essas experiências com meus colegas de profissão que ainda se encontram meio perdidos ou desmotivados, e mostrar como eu consegui e ainda estou conseguindo viver de design, morando sozinho e sem mesada, desde os 19 anos de idade.

Tá Brunão, mas quem é você na fila do pão pra ensinar sobre carreira?

Eu sei muito bem que o designer é um ser muito criterioso. Eu também sou. Por isso, a primeira coisa que eu gostaria de dizer neste sentido é: Eu não sou Coach.

Talvez daqui ha algum tempo eu me sinta confortável para ser Mentor (que é diferente dessa cultura de Coaching que vejo por aí) e ajudar algumas pessoas individualmente, mas neste momento não é o que quero fazer. Minha intenção com essa série de vídeos no Youtube é simplesmente compartilhar a minha própria experiência, imaginando que isso possa ajudar algum outro designer em algum lugar do planeta.

Acho que talvez a minha característica que mais faça você desconfiar do conteúdo que vou lhe passar também seja a principal característica positiva: eu sou um designer comum.

Eu não sou ganhador de prêmios, não tenho um escritório de design aclamado, nunca atendi uma marca gigante global e tão pouco escrevi algum livro. Em contra partida, eu saí de casa aos 17 anos de idade para estudar design, e desde então tenho vivido como designer, pago minhas contas como designer, e tudo que eu tenho hoje (que não é muito mais é meu), veio do design.

Acredito que a minha experiência sendo um designer comum, mas que já passou por inúmeras situações — seja como empregado, freelancer ou dono de agência — pode trazer um olhar diferente para quem está na carreira de design buscando o ‘sucesso’ e mirando em grandes ícones.

Mas por favor não me entenda mal, eu também miro nos grandes ícones do design e acho que tê-los como inspiração é muito bom. Meu ponto aqui é que, eu estou certo de que minha experiência pode se aproximar mais da realidade da maioria dos designers brasileiros, do que a realidade do Stefan Sagmeister ou da Paula Scher por exemplo. Afinal de contas, quantos amigos seus designers já ganharam milhões de dinheiros atendendo marcas super famosas? Eu tenho menos de 3.

Por isso, eu acredito que compartilhar minha experiência como designer que atende marcas menores e realiza projetos que não vão sair em ‘capa de revista’, pode ser um ponto de vista bastante interessante e mais próximo da realidade de muito designer por aí!

O primeiro episódio já está no ar!

Você já pode ver o primeiro episódio da série em nosso canal no Youtube!
E não se esqueça de curtir e seguir o canal (eita… virei Youtuber mesmo…hahaha).

Confira abaixo a lista de episódios que eu preparei e fique ligado no canal pra você não perder os próximos!

O que será abordado?

1 — Por onde (re)começar

  • Que caminho eu sigo? — Diferenças entre ser Empregado, Freelancer Full Time ou abrir um Escritório
  • Legalize já — Abrindo CNPJ e subindo de level para ter melhores clientes
  • A caixa de pandora dos impostos — sempre aparece mais um
  • Definindo serviços — Como não ser um faz tudo e ganha nada
  • Muito prazer — Como se apresentar ao mercado de uma forma que o cliente entenderá o que você faz

2 — Vendendo pixels

  • Quanto eu cobro? — Valor e Custo do seu trabalho
  • Vai um cafezinho? — Criando empatia e identificando tipos de cliente
  • O patrão ficou maluco! #sqn — Estratégias que não funcionam para vender design
  • O patrão criou juízo — Estratégias que funcionam para vender design
  • É só um cartãozinho de visitas — Orçamentos arrasadores que vendem mais

3 — Combinando Certinho com Contratos

  • Habemus Contratum — Conheça seu novo melhor amigo
  • Eu tinha entendido diferente — Cláusulas de Escopo
  • Alteração ou nova Proposta — Cláusulas de Retrabalho
  • Caloteeeeeeeeeira, nunca mais te esquecerei — Prevenindo-se contra calotes
  • Termina quando acaba — Cláusulas de Recisão

4 — Gerindo melhor seus Processos e Projetos

  • Quê cê falô? — Aquele briefing perfeito sem receita
  • Projeto sem fim — Definindo as etapas do projeto sem se perder
  • Dá pra automatizar? — Softwares que ajudam bagarai!
  • Money Talks — Cuide muito bem das suas finanças

5 — Relacionamento com o cliente

  • Shit Happens — Prevendo problemas que podem te prejudicar muito
  • O cliente pidão — Como cobrar mais um pouco dele
  • Não cite o contrato! — Como dizer não e responder sem tretar
  • O divórcio — Saiba quando é a hora de soltar da mão do seu cliente

Espero do fundo do coração que curtam este conteúdo. Estou tomando o máximo de cuidado pra que ele seja realmente relevante para todos os meus colegas de profissão.

--

--

Codesigners.cc
Codesigners.cc

Codesigners.cc é um site de conteúdo dedicado à falar de UX & UI Design, Front End e Produtos Digitais.