Linguagens, vantagens, como escolher?

Clayton K. N. Passos
codigorefinado

--

A algum tempo tive a oportunidade de começar um projeto e escolher tudo, logo, me veio a pergunta: Qual é a melhor linguagem?

As respostas que obtive são vagas, são sempre:

Depende da necessidade, depende da equipe, depende do provedor cloud se optar por um.

Entendo que cada uma destes pontos são importantes, mas vamos esquecer eles, e escolher avaliando apenas os quesitos técnicos da linguagem, e quando tento fazer as pessoas me responderem a pergunta: Qual linguagem escolher, avaliando apenas as características técnicas, esses “consultores” não conseguem me responder.

Por isto, resolvi pedir sua ajuda, se você consegue me responder, escreve a baixo nos comentários.

Por enquanto, estou com as seguintes impressões…

  • Se for trabalhar com Machine learning, considere Python;
  • Se estiver procurando uma linguagem que dê segurança de continuidade, que não quebra compatibilidade entre versões, considere Java;
  • Se estiver buscando desempenho, considere C, C++, Go, Rust;
  • Ao avaliar o paradigma de filas de mensagem (Amazon Simple Queue Service (SQS) e o Microsoft Message Queuing (MSMQ)) avalie também o uso de pub/sub (publish/subscribe) (RabbitMQ e o Apache Kafka);

Sobre fazer um APP Nativo para smartphone ou Hibrido

Faça nativo se:

  • Realiza processamento em segundo plano;
  • Se tem processamento de imagens, varias imagens;
  • Se precisa atualizar a localização do mapa em tempo real;
  • Caso não haja plugin para acessar o hardware no Ionic e também não há quem possa desenvolver;

Para todos os outros casos, até o momento poderia fazer utilizando técnologia hibrida como o IONIC.

Na minha experiência, fazer aplicações para smartphone utilizando Ionic, que visam realizar consultas e mostrar os dados de forma consolidada, sempre foi muito tranquila, e fácil. Tipos de apps que fiz neste sentido:

  • App de agenda de eventos
  • Agenda pessoal
  • Leitor de noticias
  • Cardápio digital
  • Comércio eletrônico
  • Gestão e acompanhamento por gráficos
  • Pesquisa online

E ai, consegue me ajudar a incrementar esta lista?

Quando utilizar GO? E quando não?

--

--