Safermanas: dicas de segurança digital em gifs!

Coding Rights lança série de gifs voltada para mulheres e pessoas de gênero não-binário dominarem os paranauê tecnológicos

afinal, quem são as safermanas? :)

No celular marcamos encontros com crushes, procuramos qual o melhor caminho para chegar num lugar, guardamos nossa agenda e tanta coisa que nem caberia na bolsa ou na pochete. MAS, ao contrário do cuidado que teríamos se essas coisas estivessem guardadas assim, ainda são poucas as manas que tomam medidas para proteger todas essas informações.

Tentando melhorar nossos hábitos no uso das tecnologias e facilitar a vida com dicas bem simples de segurança digital, a Coding Rights criou a Safermanas, uma campanha no formato de série de gifs roteirizados que trazem dicas para evitar incidentes e diminuir vulnerabilidades de segurança digital comuns a mulheres cis, pessoas trans, travestis e não-binárias.

O primeiro gif da sequência explica, afinal, o que define uma Safermana. A ideia é estimular todas a se tornarem uma Safermana. Elas são manas de todas as idades, bichas, sapatonas, bis também, de adolescentes à coroas espertas, e também manos trans, que se informam e se comunicam por aplicativos de celular, baixam e usam diversos programas no computador e que digitalizaram diversas funções da vida cotidiana, mas também sabem ser precavidas e desconfiadas, ao mesmo tempo que gostam dessas inovações. As Safermanas reconhecem o valor e a sensibilidade de seus dados pessoais e cuidam deles, também como uma forma de auto-cuidado.

Dicas dos apps de chats mais seguros pras #SAFERMANAS dominarem o mundo!
#Safermanas não vacilam com senhas ;)

A ideia é proteger um pouco mais as manas de pessoas que resolvem gastar energia ameaçando divulgar nossos nudes, “stalkeando” e rastreando nossos passos para nos amolar, descobrindo nossas senhas para tentar sacanear as contas em redes sociais ou que usam de outros meios tecnológicos (e psicológicos) para propagar vários tipos de violência de gênero.

Como o clima anda tenso, esperamos que os gifs também sirvam bastante para as manas que têm sido mais vocais sobre direitos reprodutivos, as manas do movimento negro, as que apontam para direitos LGBTQIA, enfim, perfis que têm sido bastante atacados pela intolerância que se espalha também nos meios digitais. PRA NÃO PERDER NENHUMA DICA, SIGA SEMPRE A HASHTAG #SAFERMANAS NAS REDES (Facebook, Twitter, Instagram).

Mas as dicas são para todas as manas que querem dominar um pouquinho mais os paranauê tecnológicos e não ficar facilmente à mercê de pessoas com mau sentimento. Afinal, infelizmente, ainda tem muito crush meio equivocado e vingative que não sabe lidar com nossas liberdades.

Nos últimos anos, várias coletivos feministas têm produzido excelentes materiais com dicas de segurança holística digital sobre esses temas. Mas um monte de mana continua não acessando essas preciosidades e acaba deixando a guarda aberta para ataques. Acreditamos que neste formato de gifs, as dicas e links para esses recursos poderão ser compartilhados com mais facilidade em diferentes meios e mídias sociais. Assim, as manas podem espalhar facilmente a informação e ajudar umas as outras para evitar algumas situações de perrengue.

A campanha Safermanas estreia com três gifs. O primeiro deles faz um convite a se tornar uma Safermana, o segundo explica qual aplicativo de bate-papo tem criptografia segura (e para que queremos cripto?!), e o terceiro dá dicas de como manter senhas seguras (e não compartilhar nem com o/a crush).

Depois do lançamento, a Coding Rights vai soltar um novo gif temático por semana, sempre por meio de seus canais de comunicação. Os próximos vão explicar como proteger nudes, que cuidados tomar com nossos dados de localização para não dar mole para stalkers malucos, como escolher um menstruapp que não vaze detalhes sobre nossos úteros por aí, o que pensar quando usar apps de relacionamento ou de táxi, e até como fugir de propagandas machistas que te perseguem por dias. Todos os gifs serão produzidos em português, inglês e espanhol.

Curtiu? Também aceitamos sugestões de temas sobre os quais as manas queiram tirar dúvida. Quanto mais engajamento, mais alcance desse material e garantias de ter uma relação mais saudável e um futuro mais seguro junto às novas tecnologias. Porque o mais importante de tudo é o seguinte:

QUEM NÃO É #SAFERMANA HOJE, PODE SER TORNAR UMA AMANHà:)

Para receber os novos gifs, se inscreva no nosso canal @SaferManas do Telegram, fique de olho no nosso repositório no Giphy ou siga a gente nas redes sociais (Facebook, Twitter, Instagram).

Equipe das SaferManas na Coding Rights:

Joana Varon, conceito e roteiro
Carol Monteiro, roteiro e estratégia de comunicação
Clara Juliano, design e ilustrações
Esse trabalho foi desenvolvido com apoio da Mozilla Media Fellowship

Like what you read? Give Coding Rights a round of applause.

From a quick cheer to a standing ovation, clap to show how much you enjoyed this story.