Estoicismo Diário #145 — A essência da alegria

"Alegria para seres humanos reside no próprio trabalho de um ser humano. E o trabalho de um ser humano consiste em: atos de gentileza para outros seres humanos, desprezo em relação às agitações dos sentidos, identificar impressões verdadeiras e contemplar a ordem natural e tudo o que acontece para que ela se mantenha."
— Marco Aurélio

Marco Aurélio às vezes precisava de motivação para sair da cama e cumprir seu dever de homem mais poderoso do mundo. Nesses momentos de desânimo, ele dizia a si mesmo que as abelhas, as aranhas, tudo o que existe acordava para cumprir o seu dever em concordância com logos. E ele também deveria.

Para os estóicos, não precisamos ir muito longe para encontrar a alegria — ela reside em fazer o nosso trabalho como seres humanos, aquilo que a nossa natureza demanda. Os atos de gentileza, a compreensão, a ação em prol do benefício maior.

Quando somos privados daquilo que compõe nossa essência, a alegria escapa. Não é à toa que pessoas que trabalharam por décadas se tornam infelizes e deprimidas depois da aposentadoria. Não foi a inatividade, mas o sentimento de inutilidade que as deixou infelizes.

Fazer o que deve ser feito, não porque outros disseram ou porque lhe trará algum elogio, faça porque é o correto.

Aplicação pessoal

Quando passei no vestibular, fui chamada para a segunda entrada, o que significou seis meses de inatividade. Eu entrei em desespero. Desde Setembro do ano passado, fui forçada a ter um gap year. Óbvio, estou à beira da loucura.

Eu tenho um craving por fazer algo que minha natureza demanda. Agir em benefício de algo. Para aliviar o desespero e ocupar minha mente, decidi escrever todos os dias de 2017 porque agir corretamente não precisa está ligado a um trabalho formal.

Os estóicos parecem indiferentes a certas emoções e às riquezas materiais, eles as evitam quando possível com o intuito de encontrar a verdadeira essência da alegria — encontrá-la no trabalho que exercem como seres humanos, o trabalho em concordância com logos. Porque uma necessidade interior não pode ser preenchida por algo externo.



Gostou do texto? Clique no ❤ para que outras pessoas o descubram. 
Quer receber emails com dicas, textos e coisas úteis para simplificar sua vida?
Clique Aqui