Estoicismo Diário #149 — Valorize seu trabalho

"O trabalho alimenta as mentes nobres." — Sêneca

Imagine que, em um universo paralelo, você foi selecionado(a) por sua chefe para passar um ano inteiro de férias com tudo pago pela empresa.

Após o primeiro mês, você está absurdamente feliz por poder descansar. Mas com o passar das semanas, você se sente incomodado(a), irritado(a) e sem saber o que fazer.

Você decide que falta algo, então começa a comprar coisas com o intuito de encontrar esse "algo". Mas você nunca o encontra e continua perdido(a).

A monotonia rastejou para sua vida. Você se sente inútil.

Mente e corpo existem com o propósito de serem usados. Quando não são aproveitados para um propósito produtivo, eles se voltam contra você. Você fica doente. Sua mente não raciocina tão bem. Um vazio interior surge.

A solução? Trabalhar, seja em um sentido tradicional com carteira assinada ou trabalhar em algo que lhe deixe feliz. Porque trabalhar lhe faz útil e preenche o vazio que você sentia — o de contribuir com algo.

Aplicação pessoal

Quantos milionários você vê que continuam trabalhando? Para muitos não se trata de gerar mais dinheiro, mas manter a mente funcionando. O dinheiro é consequência de uma mente que não se deixa inutilizar. Pense em Charlie Munger com seus 93 anos e uma mente mais afiada que a nossa.

Quantas pessoas você conhece que, após se aposentar ou tirar uma licença de meses, começaram a se sentir deprimidas? Então, elas buscam alguma coisa para fazer — um hobby ou um novo emprego — de forma a se livrar da ociosidade.

O descanso prolongado pode parecer uma benção, mas é uma maldição disfarçada. (Acredite em mim, eu sei.)

Oscar Wilde disse que “a forma mais simples de apreciar o seu trabalho é imaginar-se sem um”. Ele estava absolutamente certo.

Imagine a monotonia da sua vida sem algo a que se dedicar. Então aprecie seu trabalho porque ele impede que sua mente se torne inútil.



Gostou do texto? Clique no ❤ para que outras pessoas o descubram e eu possa saber que você gostaria de ler mais textos assim.

Quer receber emails com dicas, textos e coisas úteis para simplificar sua vida?Clique Aqui