Estoicismo Diário #171 — Calma é contagiante

"A sua busca por essas coisas, e suas tentativas de evitá-las, que as deixa tão agitadas. E mesmo assim, elas não estão lhe buscando; você que as está buscando. Suspenda seu julgamento sobre elas. E então elas ficarão calmas, e você estará livre de ter que persegui-las ou evitá-las."
 — Marco Aurélio

Os oficiais SEALs da Marinha Americana tem uma frase que passam de comandante para comandante: calma é contagiosa.

Se a sua chefe se desesperar em relação a um projeto, qual a reação da equipe? Perder a cabeça junto com ela. Contudo, se ela mantiver a calma mesmo no meio do maior problema do mundo, a equipe será influenciada. Ninguém entrará em pânico.

A função de um líder é demonstrar calma e controle, não pedir por calma e controle. E você é uma força influenciadora quando está ao redor de outros.

Se você demonstra irritação, as pessoas também ficarão irritadas. Se você demonstra negatividade, as outras pessoas também começarão a ficar negativas.

Faça uma escolha por você e pelos outros: mantenha a calma. As outras opções resultam em muitos prejuízos.

Aplicação pessoal

Em um episódio de House, M.D., House e Cuddy estão em um avião voltando de Cingapura quando uma pessoa começa a passar mal.

Alguns minutos depois todas as pessoas no avião apresentam os mesmos sintomas do paciente zero — até o momento que House diagnostica o problema. A mudança de pressão atmosférica causou um mal estar severo porque o paciente tinha ido mergulhar e pouco tempo depois pegou um avião. Assim que a tripulação foi informada que não era uma doença contagiosa, todos deixaram de exibir os sintomas. As pessoas tiveram uma reação psicológica.

A calma e a raiva funcionam do mesmo jeito — elas causam um efeito psicológico nas pessoas que estão ao redor.

Não seja o agitador, não seja a esquentadinha, não seja a pessoa irracional.

Seja aquela pessoa que mantém a calma e diz aos outros para respirar fundo, ao invés de se preocupar.



Gostou? Clique no ❤ para que outras pessoas descubram este texto.

Quer receber emails com dicas e textos? Clique Aqui