Estoicismo Diário #173 — A definição de insanidade

"Se você foi derrotado uma vez e diz a si mesmo que irá superar, mas continua sua vida como antes, saiba que no final você se encontrará tão doente e fraco que nem mesmo compreenderá o próprio erro e começará a racionalizar o próprio comportamento." 
— Epictetus

Uma frase atribuída a Albert Einstein afirma que insanidade é fazer a mesma coisa repetidas vezes e esperar resultados diferentes — a mesma coisa que Epictetus disse.

Ainda assim, é exatamente como a maioria das pessoas age.

"Eu não vou me irritar hoje" e em menos de 15 minutos já está reclamando com os filhos por algo mínimo.

Se você não quer se estressar com qualquer coisa, por que permite que isso aconteça? Por que espera que a mesma rotina gere um resultado diferente? Por que você não diz "Hoje, quando me irritar, respirarei fundo ao invés de reagir imediatamente"?

Nosso cérebro não gosta de mudanças, logo, mudar é difícil. Provavelmente por isso as pessoas ficam presas no mesmo padrão de comportamento enquanto esperam que a Sorte mude suas vidas.

Você tem que tomar uma decisão consciente. Escolher fazer as coisas de outra forma, ao invés de esperar que seu comportamento sofra algum tipo de mutação.

Aplicação pessoal

Em O Homem Mais Rico da Babilônia, George Clason conta a história de Arkad — personagem do título — que sempre é questionado sobre como construiu sua fortuna.

A maioria das pessoas que aborda Arkad trabalhou a vida inteira, nunca poupou uma moeda de prata ou ouro, mas espera que um dia a Sorte sorria e os transforme em homens ricos. Esperam que o mesmo comportamento que mantêm há anos, um dia, encha seus alforges.

Arkad, então, lhes conta a história da sua vida. Como perdeu todo o seu patrimônio em um empreendimento inútil, como aprendeu com esse fracasso e como fez uso desse conhecimento para criar uma fortuna. Se Arkad tivesse acumulado patrimônio novamente e o utilizado da mesma forma que antes, ele jamais teria se tornado rico.

Se você quer mudar a sua situação, você precisa aprender com seus erros. Usar esse conhecimento para buscar outras opções. Conscientemente fazer outras escolhas até que consiga o resultado que deseja.

Todos os problemas que enfrentamos, todos os fracassos, podem ensinar alguma coisa, mas aprender com eles é opcional. Você vai aprender, ou continuar do mesmo jeito?



Conecte

Gostou? Clique no ❤ para que outras pessoas descubram este texto.
Quer receber emails com dicas e textos?
Clique Aqui