Estoicismo Diário #186 — Ninguém disse que ia ser fácil

"As boas pessoas farão o que acreditam ser honrável, mesmo que requeira muito trabalho; elas o farão mesmo que lhe cause problemas; elas o farão mesmo que lhes deixe em perigo. Novamente, elas não farão o que acham ser algo baixo, mesmo que traga riqueza, dinheiro ou poder. Nada as deterá do que é honrável, e nada as atrairá ao que é imoral." 
— Sêneca

Se fazer o correto fosse fácil, todo mundo faria. E se o imoral não fosse tentador ou atrativo, ninguém faria algo errado.

O mesmo vale para o seu dever. Se outra pessoa pudesse fazê-lo, o universo não teria lhe designado essa tarefa.

Você não é como os outros — nem os outros são como você. Cada um de nós tem o dever básico de não agir contra a natureza humana e fazer o que é certo, mas à nossa própria maneira.

Viver não é fácil. Vai ser preciso esforço. Vai ser preciso resistir às recompensas fáceis. Mas você consegue, não é?

Nada pode lhe impedir de fazer o correto.

Aplicação pessoal

Darren Hardy, da revista SUCCESS, conta uma história interessante sobre como capturar caranguejos.

Se você tentar capturar apenas um, vai ter sérios problemas porque eles são furtivos. Contudo, é muito fácil capturar vários deles de uma vez.

Se você montar uma armadilha e colocar algo para atrair pelo menos um caranguejo, eventualmente outro o seguirá e outro e outro e outro mesmo que a isca tenha acabado. Curiosamente, se algum caranguejo tenta sair da armadilha, ele será impedido pelos outros (e pode acabar morto).

Bom, eu não sei se isso é verdade, mas a anedota tem um ponto importante: você normalmente vai ser o caranguejo que tentará sair da armadilha. E ao negar o padrão, os outros vão tentar lhe trazer de volta ao que eles consideram normal, mesmo que seja uma armadilha.

Você será aquela pessoa que rejeitará a imoralidade e escolherá agir da forma certa.

Não importa se em termos de trabalho (enquanto seus colegas se ocupam e procrastinam, você faz o seu trabalho e faz bem), no trânsito (você é aquela pessoa legal que sempre usa as setas antes de fazer uma conversão), nos seus relacionamentos (quando você prefere ser honesto(a) e evitar mesmo as pequenas mentiras que todos aceitam), na sua vida pessoal (quando decidir por algo que nega o ponto de vista da maioria).

Não vai ser fácil. Na verdade, vai ser muito difícil, mas nada poderá lhe impedir de buscar o que considera honrável e nada lhe atrairá ao que é imoral. (Mesmo que no Brasil imoralidade pareça ser a regra, e não a exceção.)



Conecte

Gostou? Clique no ❤ para que outras pessoas descubram este texto.
Quer receber emails com dicas e textos?
Clique Aqui