Estoicismo Diário #197 — Sobre o progresso

Ou por que você precisa fazer análises semanais

"A que causa minha alma está comprometida? Constantemente se pergunte isso e examine a si mesmo ao ver como você se relaciona com a razão. Que alma eu tenho agora? Eu tenho a alma da infância, da juventude… de um tirano, um animal de estimação, ou um animal selvagem?"
 — Marco Aurélio

Com o que você se comprometeu? Que causa, que missão, que propósito?

O que você tem feito? E, mais importante, por que você está fazendo? Como isso se relaciona com os valores que você supostamente valoriza? Você está sendo consistente, ou vagueando, seguindo em qualquer direção?

As respostas podem ser desconfortáveis. Mas isso é um bom indicador. O desconforto reflete sua sinceridade — você pode sempre moldar sua percepção da realidade para justificar o que você faz.

Agora que tem as respostas, está na hora de corrigir seu comportamento. Não ser uma criança, um tirano, um animal, mas uma pessoa que valoriza a razão acima de tudo.

E agora que tem a resposta, você está um pouco mais perto de descobrir o que deve fazer com sua vida. Tudo o que precisa é de um pequeno ajuste de cada vez.

Aplicação pessoal

Apenas um grau pode fazer com que um avião pare em um local completamente diferente do esperado. E os aviões passam 90% do tempo fora da rota. Para que aterrizem no local correto, os pilotos ajustam continuamente o curso.

Eu não sou um avião, nem você, mas a regra também se aplica. Um grau fora do nosso plano pode nos levar a locais inesperados — e talvez indesejados. Marco Aurélio propôs uma análise sobre quem ele era, o que estava fazendo e o que o movia diariamente. Isso é uma correção de curso.

Todos nós temos objetivos ou ideias que nos motivam, não sabemos se isso é o que queremos para a vida, mas não tem problema porque pelo menos temos alguma direção a explorar.

Você não precisa ter um plano de vida pronto, impresso e cheio de checkboxes. Você precisa de uma direção e seguir o caminho, ajustando o curso continuamente. E se vir que está indo para o lado errado, mude direção.

Você já tem as perguntas para analisar o progresso. Agora faça uso.



Conecte

Gostou? Clique no ❤ para que outras pessoas descubram este texto.
Quer receber emails com dicas e textos?
Clique Aqui