Estoicismo Diário #220 — Comece e não se preocupe com o resto
"Faça o que sua natureza demanda. Comece — se você puder — e não se preocupe se alguém lhe dará crédito por isso. E não espere a República de Platão, fique satisfeito mesmo com o mínimo progresso e trate o resultado como não sendo importante."
— Marcus Aurelius
Sêneca disse que não devemos esperar a perfeição, apenas esperar que amanhã seremos um pouco melhores do que fomos hoje. Praticamente a mesma coisa que Marco Aurélio disse.
É assim que as crianças aprendem a andar e a falar. É assim que aprendemos uma nova habilidade. É assim que resolvemos um problema.
Seu resultado não precisa ser perfeito, ele só precisa ser um pouco melhor do que era antes. Não importa se seu problema é grande, você só precisa que ele se torne um pouco menor amanhã.
Em outras palavras: foda-se seu ego, foque em progredir.
Aplicação pessoal
Há algumas semanas eu comecei a aprender Angular 4. Ah, a frustração que vem quando você começa a fazer os projetos e tudo dá errado. Você procura soluções no StackOverflow, lê a documentação da API e nada parece funcionar. Mas continua tentando.
Para quem nunca programou na vida, é quase como se você estivesse aprendendo um novo idioma e está tentando se comunicar com alguém. A palavra certa nunca aparece, a frase fica mais longa do que você gostaria, mas você continua tentando.
Não importa se o programa não ficar perfeito, não importa se você parece o Tarzan falando. Foque em aprender uma nova palavra, reduza uma linha no código.
O efeito composto depende desses pequenos avanços — não do resultado que ele gera no momento. Comece e o resto vai dar conta de si mesmo.
Gostou? Então clica no ❤ para que outras pessoas descubram este texto.
Quer receber um email por semana com dicas, reflexões, meditações e textos?
Clique aqui e informe seu email


