Estoicismo Diário #221 — Foque nos fatos

Como reduzir o estresse

Sabrina Andrade
Aug 9, 2017 · 2 min read

"Não diga a si mesmo nada além do que a impressão inicial lhe informa. Alguém lhe insultou, por exemplo. Diga isso, mas não que isso lhe causou algum mal. O fato de que meu filho está doente — isso eu posso ver. Mas 'que ele pode morrer', não. Foque nas primeiras impressões. Não extrapole e nada poderá lhe causar mal."
— Marco Aurélio

Fomos ensinados que devemos ser pensadores críticos e nunca aceitar o que aconteceu sem refletir a respeito. Em certos momentos, essa abordagem é produtiva. Em outras, apenas causa problemas — especialmente quando é algo que pode nos afetar diretamente.

Nós não vemos o mundo como ele é, nós vemos o mundo como nós somos. E aí que reside boa parte do nosso estresse.

Uma das habilidades dos filósofos, como disse Nietzsche, é ser capaz de "parar corajosamente na superfície". Ver as coisas de forma objetiva, vê-las como elas são, não como imaginamos ou esperamos que elas deveriam ser. Não adicionar um valor ou atribuir uma crença a algo.

Quanto mais formos capazes de suprimir nossos julgamentos, nossas crenças sobre as coisas e nosso ego, menos teremos que sofrer.

Se você perder seu emprego agora, como você reagiria? Se você adora o que faz, vai se sentir derrotado(a). Se você odeia, verá como uma benção. Qual a diferença entre as duas situações? Apenas suas crenças.

Quando adicionamos um julgamento a algo — "isso aconteceu e é ruim" — , deixamos de ver o fato.

O que Marco Aurélio quis dizer é que as coisas são o que são. Elas acontecem — e é isso. O julgamento de valor é criado por nós e esse valor que devemos evitar em determinados momentos.

Pelos próximos dias, seja pragmático(a). Aceite a primeira impressão sobre os fatos, não julgue e você provavelmente vai se tornar uma pessoa menos estressada. (Exceto se vir uma pessoa armada no meio da noite, aí é melhor correr.)



Gostou? Então clica no ❤ para que outras pessoas descubram este texto.
Quer receber um email por semana com dicas, reflexões, meditações e textos?
Clique aqui e informe seu email

Coffee Break(through)

Conecte os pontos entre ler e fazer

Welcome to a place where words matter. On Medium, smart voices and original ideas take center stage - with no ads in sight. Watch
Follow all the topics you care about, and we’ll deliver the best stories for you to your homepage and inbox. Explore
Get unlimited access to the best stories on Medium — and support writers while you’re at it. Just $5/month. Upgrade