Estoicismo Diário #221 — Foque nos fatos
Como reduzir o estresse
"Não diga a si mesmo nada além do que a impressão inicial lhe informa. Alguém lhe insultou, por exemplo. Diga isso, mas não que isso lhe causou algum mal. O fato de que meu filho está doente — isso eu posso ver. Mas 'que ele pode morrer', não. Foque nas primeiras impressões. Não extrapole e nada poderá lhe causar mal."
— Marco Aurélio
Fomos ensinados que devemos ser pensadores críticos e nunca aceitar o que aconteceu sem refletir a respeito. Em certos momentos, essa abordagem é produtiva. Em outras, apenas causa problemas — especialmente quando é algo que pode nos afetar diretamente.
Nós não vemos o mundo como ele é, nós vemos o mundo como nós somos. E aí que reside boa parte do nosso estresse.
Uma das habilidades dos filósofos, como disse Nietzsche, é ser capaz de "parar corajosamente na superfície". Ver as coisas de forma objetiva, vê-las como elas são, não como imaginamos ou esperamos que elas deveriam ser. Não adicionar um valor ou atribuir uma crença a algo.
Quanto mais formos capazes de suprimir nossos julgamentos, nossas crenças sobre as coisas e nosso ego, menos teremos que sofrer.
Aplicação pessoal
Se você perder seu emprego agora, como você reagiria? Se você adora o que faz, vai se sentir derrotado(a). Se você odeia, verá como uma benção. Qual a diferença entre as duas situações? Apenas suas crenças.
Quando adicionamos um julgamento a algo — "isso aconteceu e é ruim" — , deixamos de ver o fato.
O que Marco Aurélio quis dizer é que as coisas são o que são. Elas acontecem — e é isso. O julgamento de valor é criado por nós e esse valor que devemos evitar em determinados momentos.
Pelos próximos dias, seja pragmático(a). Aceite a primeira impressão sobre os fatos, não julgue e você provavelmente vai se tornar uma pessoa menos estressada. (Exceto se vir uma pessoa armada no meio da noite, aí é melhor correr.)
Gostou? Então clica no ❤ para que outras pessoas descubram este texto.
Quer receber um email por semana com dicas, reflexões, meditações e textos?
Clique aqui e informe seu email


