Estoicismo Diário #241 — Como ter tudo o que você deseja

"Nenhuma pessoa tem o poder de possuir tudo o que deseja, mas está em seu poder não desejar o que não possui e alegremente fazer bom uso de tudo o que possui." 
— Sêneca

Existe uma pessoa que é tão obscenamente rica ao ponto de não existir nada que ela não possa comprar?

Não.

Mesmo pessoas cuja riqueza chega a alguns bilhões não conseguem comprar coisas como respeito, classe, bom gosto, amor. Isso significa que mesmo a riqueza absurda jamais vai lhe fornecer tudo o que você deseja. Se nunca vamos conseguir o que desejamos, por quê continuar tentando? Esse é o fim?

Não é o fim. Ao menos, não para os estóicos. Para resolver esse problema, eles viram a situação de cabeça para baixo: eles mudam aquilo que desejam (porque é mais fácil evitar estupidez do que surgir com uma ideia genial).

Você pode tentar aumentar sua riqueza, seus investimentos, seu salário. Mas você também pode pegar um atalho e desejar menos.

Aplicação pessoal

Mr. Money Mustache (adoro esse pseudonônimo) se aposentou aos 30 anos.

Não, ele não ganhou na loteria, também não patenteou um produto mágico e não fez lançamentos de milhões de dólares. Ele também não é um gênio que fundou várias empresas. Ele e sua esposa são pessoas normais que tinham salários normais.

Então, como ele conseguiu isso? De acordo com o Mr. Money Mustache: poupando boa parte do salário (cerca de 50%). Mas eu prefiro ver a situação como: ele diminuiu os próprios desejos ao ver como boa parte das coisas que queria eram desnecessárias.

Como disse John D. Rockefeller: "A riqueza de um homem deve ser determinada pela relação dos seus desejos com as despesas que possui. Se ele se sente rico com 10 dólares e tem tudo o que deseja, ele realmente é rico."

Você pode tentar ter tudo o que deseja. Ou pode desejar tudo o que tem.



Quer receber um email por semana com dicas, reflexões, meditações e textos? Clique aqui e informe seu email