Estoicismo Diário #257 — Peça por aquilo que está em seu poder

"Ou os deuses existem ou eles não existem. Se eles não existem, por que rezar? Se existem, por que não rezar por algo diferente do que coisas acontecerem ou não? Reze para não sentir medo. Ou desejo, ou tristeza. Se os deuses podem fazer algo, eles podem fazer isso por nós."
 — Marco Aurélio

Se você deseja que algo aconteça (ou não aconteça), o ato de pedir por isso a uma entidade invisível é uma prece. Ou seja, rezamos bem mais do que achamos.

Nesses momentos, quando estamos sozinhos e pedimos por algo, revelamos quão egoístas e preguiçosos realmente somos. Esperamos que uma entidade superior provoque uma intervenção divina e resolva nossos problemas. Que ela forneça os números da Mega Sena para não termos que juntar o dinheiro nós mesmos. Que ela faça aquela pessoa vir a nós, ao invés de ter coragem e abordá-la (correndo o risco de sermos rejeitados).

Em raros momentos pedimos por coragem para agir, força para suportar algo ruim, sabedoria para não escolhermos mal ou senso de justiça para sabermos como lidar com os outros — as próprias características que deveríamos desenvolver sem ajuda divina.

Não é melhor pedir por algo que nós mesmos podemos desenvolver? Caso os deuses não existam, temos como resolver a situação. Se existem, eles não terão problemas em reforçar nossas virtudes.

Aplicação pessoal

Bruce Lee uma vez disse, "não peça por uma vida fácil, peça pela força para suportar uma difícil". As palavras de Bruce Lee são uma releitura das palavras de Marco Aurélio.

Se existe um plano divino, então tudo acontece como deveria — de forma a nos ensinar alguma coisa. Se não existe, tudo é fruto do acaso. Em ambos os casos, não importa quão intensa seja nossa prece, as coisas irão acontecer como devem.

Ao invés pedir para que as coisas sejam diferentes (viagem no tempo ainda não é possível), devemos nos perguntar: o que é necessário para conduzir a situação sem grandes problemas? A resposta dessa pergunta é o que devemos pedir que nos seja concedido.

Se um dos seus melhores amigos se suicidar, não peça aos céus para que seja mentira ou recrimine os deuses pelo que houve. Peça por auto-controle e capacidade para suportar a realidade.

Se você perder seu dinheiro, não peça para que o número da Mega Sena apareça em sonhos. Peça por discernimento e sabedoria para que esse erro não seja repetido.

Desenvolva clareza e procure por aquilo que está em seu poder. Talvez suas preces já tenham sido atendidas.



Quer receber um email por semana com textos e exercícios para viver melhor? Clique aqui e informe seu email